João Teixeira Leite, candidato da AD, permanece como Presidente da Câmara de Santarém, após conquistar 42,70% dos votos. O candidato superou Pedro Ribeiro, do PS, que obteve 38,09% de votação, assumindo a derrota eleitoral numa publicação nas suas redes sociais, garantindo, no entanto, que será oposição.
“Contas fechadas, perdi por 4,6%. Isto dá 4-4-1”, escreveu, referindo-se à distribuição de mandatos na Câmara. “Seremos pois oposição, porque foi isso que Santarém escolheu”, afirmou.
Com este resultado a coligação PSD/CDS-PP mantém quatro mandatos, à semelhança do que aconteceu nas eleições autárquicas de 2021. Também o PS mantem os quatro mandatos conquistados nessa altura. O Chega, com 11,13% dos votos, voltou a eleger um vereador.
João Leite prometeu hoje que irá dialogar com todas as forças políticas depois da vitória nas eleições autárquicas de domingo e apelou à “responsabilidade de todos os eleitos”.
“Fui muito claro durante a campanha: seja qual fosse o resultado, iríamos conversar com todos. Já falei com um dos candidatos do PS e vamos reunir esta semana”, disse, apelando à “responsabilidade de todos os eleitos” e ao foco nos “superiores interesses de Santarém”.
Em declarações à Lusa, o presidente eleito considerou que Santarém obteve “um grande resultado”, sublinhando que os escalabitanos “estão de parabéns” e que a vitória representa “um reforço da confiança no trabalho que está em curso”.
“Ganhámos a Câmara Municipal, reconquistámos a Assembleia Municipal e temos 11 das 19 freguesias do nosso concelho. É uma vitória em todas as frentes”, afirmou o autarca.
O presidente eleito afirmou que os primeiros passos do novo mandato passam pela “devolução do Rio Tejo à cidade” e pela “requalificação da frente ribeirinha”. Entre as prioridades, destacou ainda a atração de investimento privado, a regeneração urbana, a saúde, a habitação e a captação de fundos públicos nacionais e europeus.
“Vamos estar nos principais palcos nacionais e internacionais a promover Santarém e as suas potencialidades. Já em novembro estaremos a apresentar o concelho com foco no investimento privado”, afirmou, garantindo que irá “honrar todos os compromissos assumidos com a população”.
Durante o discurso de vitória, João Leite apelou à união, reforçando que “Santarém está sempre em primeiro lugar” e que irá dialogar com todas as forças políticas representadas na Câmara e na Assembleia Municipal.
“O país tem de saber que daqui a quatro anos Santarém vai ser uma das principais capitais de distrito do nosso país”, afirmou, sob aplausos.
João Leite concluiu que “a honradez da palavra é muito importante para quem está ao serviço público” e que essa será a linha orientadora do novo executivo.
*Leia a notícia completa na edição impressa de 17 de Outubro
