O atleta João Vieira (Sporting) renovou hoje o título nacional de 20 quilómetros marcha em estrada, em Olhão, num teste para os 50, distância em que já garantiu a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

O sportinguista venceu a prova folgadamente, com um tempo de 1:25.57 horas, e só não foi o mais rápido nas 20 voltas ao percurso porque o britânico Tom Bosworth, que participou extra-campeonato nacional, registou 1:23.56 horas.

Para João Vieira, de 44 anos, trata-se do terceiro título consecutivo nos 20 km marcha em estrada, do 19.º título na distância (11 em pista e os últimos oito em estrada) e do 57.º título nacional absoluto (20 em pista, 20 em pista coberta e 17 em estrada).

O atleta natural de Portimão, mas residente em Rio Maior, já garantiu a qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19, na distância de 50 km marcha, com o tempo de 3:46.28 horas.

João Vieira, que não quis falar à agência Lusa, encarou a corrida como um teste para o campeonato nacional de 50 km marcha, marcado para Porto de Mós, em 10 de janeiro de 2021.

Rui Coelho, do Centro de Atletismo de Seia, sagrou-se vice-campeão nacional, com um registo de 1:29.58 horas, considerando que o regresso à competição, após vários meses sem competir, não foi totalmente satisfatório.

“O percurso não foi dos mais fáceis e a mudança de temperatura – frio durante a semana e hoje sol – também dificultou, além de termos feito quase 600 quilómetros para estar aqui. Devia ter havido mais competições antes do campeonato nacional, para que fosse diferente em termos de ritmo”, disse o marchador, que nos próximos meses vai procurar uma eventual qualificação para os Jogos Olímpicos nos 50 km marcha.

O pódio do campeonato nacional de 20 km marcha fechou com Rúben Santos (Sporting), com um registo de 1:36.05 horas.

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Par de Santarém conquista recorde para Portugal no Campeonato do Mundo das 10Danças

O par Francisco Ramos & Leonor Gonçalves conquistou o 13º lugar na…