Teve lugar, no passado dia 27 de Junho, na Casa do Povo de Espinheiro, a sessão de apresentação do livro “Rio dos Cantos Vem Comigo”, da autoria de João Vitalino, uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcanena e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro.

A apresentação do livro esteve a cargo de Vicenta Batalha, tendo ainda contado com as intervenções da presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Malhou, Louriceira e Espinheiro, Lina Louro, do autor, João Vitalino, e da presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira.

Para Vicente Batalha, esta obra é “uma manifestação de amor” à terra, escrita por um homem que é “exemplo de vida, lucidez e inteligência”.

O livro, no qual o autor descreve as vidas e os costumes das gentes do Espinheiro em épocas remotas, retrata “de forma magistral” o universo sociocultural das gentes do Espinheiro.

João Vitalino Ribeiro Martinho, nasceu em Espinheiro, concelho de Alcanena, em 1928. Fez os seus estudos em Santarém e em Coimbra, de onde regressou em 1951.
Dirigiu várias escolas, a nível do ensino Primário, tendo sido convidado para secretário das Escolas de Aplicação Anexas à Escola do Magistério Primário de Santarém, onde foi professor de Didáctica Geral e Didáctica Especial.

“Memória viva das gentes do Espinheiro”, foi orientador de estágio de várias gerações de professores e participou em todas as campanhas nacionais sobre educação de adultos.

Retirou-se em 1992, por ter atingido o limite de idade. É autor dos livros “Tio e Tias do Espinheiro” e ‘’ À Sombra do Moinho”.

Neste domingo, na apresentação do seu terceiro livro, marcaram também presença nesta sessão, para além de familiares e amigos do autor, os Vereadores Hugo Santarém e Luís Pires.

A sessão contou com animação musical, com a Associação Musical e Tradições de Espinheiro, Ana Sofia, Bruno Oliveira e Ricardo Bernardino.

Leia também...

Municípios com actividade taurina criticam projeto lei do PAN para abolir touradas

Os municípios com actividade tauromáquica sustentaram que “impedir ou proibir manifestações culturais é uma violação da Constituição”, a propósito do projecto de lei do…

VÍDEO | Museu Diocesano de Santarém: Cinco anos e mais de 35 mil visitantes

O Museu Diocesano de Santarém assinalou o seu quinto aniversário no passado dia 12 de Setembro, comemorando a data com várias iniciativas, entre elas…

Carlos Areia traz comédia “Quero ir prá ilha” à Chamusca

O novo espectáculo “Quero ir prá Ilha” é uma criação e encenação do actor Carlos Areia, que comemora 50 anos de carreira. O espectáculo…

Rio Maior cancela actividades do Carnaval 2022

A Câmara Municipal de Rio Maior anunciou a decisão de cancelar todas as actividades previstas para o Carnaval 2022, considerando a incerteza quanto à…