A Escola Básica do Vale de Santarém acolheu, no dia 16 de Outubro, o lançamento do primeiro jogo digital educativo “A Quinta do Vale”, desenvolvido pelo FeedInov CoLab, em parceria com o GameDev Técnico e o apoio do Município de Santarém.
João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o pelouro da Educação, referiu que “a educação e a agricultura são eixos estratégicos para o Município” e destacou a capacidade inovadora deste projecto que alia agricultura, pecuária, alimentação saudável e educação. “Neste dia, em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação, é muito importante que as crianças percebam, de forma criativa e dinâmica, a importância que a agricultura tem na nossa alimentação e, consequentemente, na nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida”.
Perante Nuno Russo, Vereador da CMS, com o pelouro do apoio ao desenvolvimento agrícola do Concelho, Manuel João Custódio, Presidente da Junta de Freguesia do Vale de Santarém, Margarida da Franca, Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, e a comunidade escolar, João Teixeira Leite concluiu a sua intervenção referindo que “estas crianças são o futuro e nós temos que lhes dar as ferramentas necessárias para o enfrentarem e este jogo tem esse mesmo objetivo, preparar as futuras gerações para enfrentarem os desafios do nosso planeta de maneira consciente e responsável”.
O “Quinta do Vale” é um jogo para telemóvel que visa ensinar crianças dos 6 aos 11 anos a gerir uma quinta sustentável. Com diversos níveis de conhecimento e aprendizagem, o jogo oferece uma experiência offline, com controlo de tempo diário ajustado às necessidades da faixa etária.
O ciclo de vida dos animais de produção, o seu bem-estar, a economia circular e a sustentabilidade são alguns dos assuntos abordados neste jogo.
Através de uma experiência interativa e envolvente, os usuários aprendem sobre pecuária por meio de soluções sustentáveis comprovadas. O jogador tem vários edifícios para albergar os diferentes animais, tem que cuidar da sua alimentação, efetuar tarefas como limpeza de estábulos, tosquia e ajuste de níveis de temperatura, humidade e ventilação. O intuito é otimizar as condições de vida dos animais que ali habitam, aprendendo sobre estes e contribuindo para a sustentabilidade do espaço.
A acrescentar à vertente pedagógica, existem personagens como a Horticultora e a Advogada que, respectivamente, elucidam o jogador quanto ao cultivo de plantas e a legislação afecta à gestão de uma quinta, entre outros aspetos.