A Escola Básica do Vale de Santarém acolheu, no dia 16 de Outubro, o lançamento do primeiro jogo digital educativo “A Quinta do Vale”, desenvolvido pelo FeedInov CoLab, em parceria com o GameDev Técnico e o apoio do Município de Santarém.

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o pelouro da Educação, referiu que “a educação e a agricultura são eixos estratégicos para o Município” e destacou a capacidade inovadora deste projecto que alia agricultura, pecuária, alimentação saudável e educação. “Neste dia, em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação, é muito importante que as crianças percebam, de forma criativa e dinâmica, a importância que a agricultura tem na nossa alimentação e, consequentemente, na nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida”.

Perante Nuno Russo, Vereador da CMS, com o pelouro do apoio ao desenvolvimento agrícola do Concelho, Manuel João Custódio, Presidente da Junta de Freguesia do Vale de Santarém, Margarida da Franca, Diretora do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, e a comunidade escolar, João Teixeira Leite concluiu a sua intervenção referindo que “estas crianças são o futuro e nós temos que lhes dar as ferramentas necessárias para o enfrentarem e este jogo tem esse mesmo objetivo, preparar as futuras gerações para enfrentarem os desafios do nosso planeta de maneira consciente e responsável”.

O “Quinta do Vale” é um jogo para telemóvel que visa ensinar crianças dos 6 aos 11 anos a gerir uma quinta sustentável. Com diversos níveis de conhecimento e aprendizagem, o jogo oferece uma experiência offline, com controlo de tempo diário ajustado às necessidades da faixa etária.

O ciclo de vida dos animais de produção, o seu bem-estar, a economia circular e a sustentabilidade são alguns dos assuntos abordados neste jogo.

Através de uma experiência interativa e envolvente, os usuários aprendem sobre pecuária por meio de soluções sustentáveis comprovadas. O jogador tem vários edifícios para albergar os diferentes animais, tem que cuidar da sua alimentação, efetuar tarefas como limpeza de estábulos, tosquia e ajuste de níveis de temperatura, humidade e ventilação. O intuito é otimizar as condições de vida dos animais que ali habitam, aprendendo sobre estes e contribuindo para a sustentabilidade do espaço.

A acrescentar à vertente pedagógica, existem personagens como a Horticultora e a Advogada que, respectivamente, elucidam o jogador quanto ao cultivo de plantas e a legislação afecta à gestão de uma quinta, entre outros aspetos.

Leia também...

JMJ: Cerca de meio milhão de pessoas previstas em Fátima para visita do Papa

Cerca de meio milhão de pessoas são esperadas em Fátima para a…
Foto de arquivo. C.M. Torres Novas

Câmara de Torres Novas cede terreno por 50 anos para abrigo de animais

A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou em reunião de Câmara no…

Governo alivia restrições da Covid-19 após melhoria de indicadores

A melhoria de vários indicadores da pandemia de covid-19 levou o Governo…

Almeirim distribui 260 computadores pelas escolas

A Câmara de Almeirim (Santarém) entregou 260 computadores aos agrupamentos de escolas…