A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, acolhe no próximo dia 25 de Janeiro, a partir das 16h00, a apresentação do livro «Homeostátos» de José-Alberto Marques.

A apresentação estará a cargo de Manuel Portela, Professor Catedrático no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Natural de Torres Novas, José-Alberto Marques frequentou a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Obrigado a abandonar os estudos por razões económicas, exerceu diversas profissões ao mesmo tempo que fazia o curso de História. Radicado em Abrantes desde a década de 1960, foi professor efectivo de Português na Escola D. Miguel de Almeida.

Das diversas actividades de intervenção cultural e artística, destaque-se participação no segundo número da revista Poesia Experimental (1966), Operação 1 (1967) e na Conferência-Objecto (Galeria Quadrante, 1967). Recebeu o 1º Prémio Nacional de Literatura Infantojuvenil nas comemorações dos 20 anos do 25 de Abril, com o livro A Magia dos Sinais (1996). Em 1996 recebeu a medalha da cidade de Abrantes.

Ligada ao movimento da poesia experimental portuguesa desde as suas primeiras manifestações no final de década de 50, a obra de José-Alberto Marques alia a experimentação fonossemântica e grafossemântica com um lirismo autobiográfico e uma aguda consciência social e política.

O quotidiano pessoal surge reenviado ao espaço social colectivo, e a insistente presença de um e de outro são reflexivamente interrogadas pela materialidade da língua e da escrita. Estas são, por vezes, objecto de operações de fragmentação e constelação gráfica, mas também de experimentação narrativa.

Leia também...

Linhaceira em festa a 18 e 19 de Agosto com Hyubris em concerto como ponto alto

O concerto pelos Hyubris, na noite de sábado, dia 18, será um dos pontos altos da festa de Verão da Associação Cultural e Recreativa…

Cineteatro de Constância reabre com a exibição do filme “Por Quem os Sinos Tocam”

O Cineteatro Municipal de Constância reabre na sexta-feira após obras de reabilitação e modernização, com a exibição do filme “Por Quem os Sinos Tocam”,…

Nuno Garcia Lopes vence primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos

O poeta tomarense Nuno Garcia Lopes foi o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos, organizada pelo Município de Campo Maior, com…

CULTA nasce com o objetivo de valorizar o património tauromáquico

Contrato de depósito foi assinado com o Município de Vila Franca de Xira, no dia 3 de julho, constituindo os primeiros passos da associação…