A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, acolhe no próximo dia 25 de Janeiro, a partir das 16h00, a apresentação do livro «Homeostátos» de José-Alberto Marques.

A apresentação estará a cargo de Manuel Portela, Professor Catedrático no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Natural de Torres Novas, José-Alberto Marques frequentou a licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Obrigado a abandonar os estudos por razões económicas, exerceu diversas profissões ao mesmo tempo que fazia o curso de História. Radicado em Abrantes desde a década de 1960, foi professor efectivo de Português na Escola D. Miguel de Almeida.

Das diversas actividades de intervenção cultural e artística, destaque-se participação no segundo número da revista Poesia Experimental (1966), Operação 1 (1967) e na Conferência-Objecto (Galeria Quadrante, 1967). Recebeu o 1º Prémio Nacional de Literatura Infantojuvenil nas comemorações dos 20 anos do 25 de Abril, com o livro A Magia dos Sinais (1996). Em 1996 recebeu a medalha da cidade de Abrantes.

Ligada ao movimento da poesia experimental portuguesa desde as suas primeiras manifestações no final de década de 50, a obra de José-Alberto Marques alia a experimentação fonossemântica e grafossemântica com um lirismo autobiográfico e uma aguda consciência social e política.

O quotidiano pessoal surge reenviado ao espaço social colectivo, e a insistente presença de um e de outro são reflexivamente interrogadas pela materialidade da língua e da escrita. Estas são, por vezes, objecto de operações de fragmentação e constelação gráfica, mas também de experimentação narrativa.

Leia também...

Centésimo aniversário de José Saramago assinalado na Golegã

O primeiro-Ministro defendeu hoje, na Azinhaga, que a melhor maneira de assinalar o centenário do nascimento de José Saramago é “perpetuar a sua obra”,…

“Vá Lá! Que é uma revista!” em cena na Chamusca

O Cineteatro da Chamusca é de novo palco de revista à portuguesa. “Vá Lá! Que é uma revista!” é um espectáculo de teatro comunitário…

Inaugurada exposição “As Pedras São Testemunhas Silenciosas” [C/VÍDEO]

  Ontem, Santarém saiu à rua para assistir à abertura da exposição “As Pedras São Testemunhas Silenciosas”, uma exposição colectiva com trabalhos de Carlos…

Câmara de Ourém compra serviços de comunicação inclusiva para museu

A Câmara de Ourém aprovou o contrato para a aquisição de serviços de soluções de comunicação inclusiva para o Museu Municipal. “O projeto ‘Museu…