Integrado nas comemorações dos 450 anos da paróquia de Vale de Figueira, será lançado o novo livro de José Gaspar, “O Convento dos Frades Arrábidos de Vale de Figueira”.

O evento decorrerá no dia 8 de Agosto (sábado), às 21:00, no adro da Igreja Matriz. A apresentação da obra, que conta com prefácio de José Traquina, Bispo de Santarém, estará a cargo de Maria Alzira Almeida.

Com este trabalho, o autor proporciona a todos os interessados um excelente contributo, para o conhecimento da secular paróquia/freguesia de Vale de Figueira, cuja restauração constitui um imperativo que a todos terá, forçosamente, de despertar, mobilizar e unir, quanto antes.

Sobre este seu trabalho, o investigador José Gaspar afirmou o seguinte: “Percorri, fui investigar e senti a atmosfera de alguns conventos da Província da Arrábida, ao ponto de pernoitar em alguns, hoje como hotéis, e imaginar como seria o dia-a-dia de um convento”.

“Pela leitura atenta que fiz dos vários livros de estudo e pelo que descrevem os estatutos e as suas regras, a vida de frade não era fácil. Era austera e votada a uma pobreza tal que o seu modo de vida era quase desumano, em certas e determinadas práticas, mesmo pensando que tinha sido uma opção pessoal”, acrescenta.

Os frades Arrábidos foram uma das comunidades religiosas mais rigorosas na prática da penitência dos três votos: pobreza, obediência e castidade.

Leia também...

Peregrinação fluvial transporta Senhora dos Aveiros e do Tejo entre Portugal e Espanha

A VII edição do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo vai unir as populações ribeirinhas de Portugal e Espanha numa peregrinação fluvial que vai…

Família Briosa em noite de gala para homenagear atletas e
sócios

A ‘família’ da Associação Académica de Santarém (AAS) vestiu o traje de gala e encheu o auditório do Centro Nacional de Exposições e Mercados…

Rio Maior inaugura Laboratório do Conhecimento e entrega equipamentos às escolas

A Câmara de Rio Maior inaugura, na sexta-feira, um Laboratório do Conhecimento destinado a promover a literacia digital e o conhecimento científico do território…

Semáforos desregulados provocam atropelamentos na EN 118

Os semáforos limitadores de velocidade na EN 118 na entrada de Samora Correia, junto do Arneiro dos Corvos, já provocaram vários atropelamentos por não…