José Gaspar lança novo livro

Integrado nas comemorações dos 450 anos da paróquia de Vale de Figueira, será lançado o novo livro de José Gaspar, “O Convento dos Frades Arrábidos de Vale de Figueira”.

O evento decorrerá no dia 8 de Agosto (sábado), às 21:00, no adro da Igreja Matriz. A apresentação da obra, que conta com prefácio de José Traquina, Bispo de Santarém, estará a cargo de Maria Alzira Almeida.

PUBLICIDADE

Com este trabalho, o autor proporciona a todos os interessados um excelente contributo, para o conhecimento da secular paróquia/freguesia de Vale de Figueira, cuja restauração constitui um imperativo que a todos terá, forçosamente, de despertar, mobilizar e unir, quanto antes.

Sobre este seu trabalho, o investigador José Gaspar afirmou o seguinte: “Percorri, fui investigar e senti a atmosfera de alguns conventos da Província da Arrábida, ao ponto de pernoitar em alguns, hoje como hotéis, e imaginar como seria o dia-a-dia de um convento”.

“Pela leitura atenta que fiz dos vários livros de estudo e pelo que descrevem os estatutos e as suas regras, a vida de frade não era fácil. Era austera e votada a uma pobreza tal que o seu modo de vida era quase desumano, em certas e determinadas práticas, mesmo pensando que tinha sido uma opção pessoal”, acrescenta.

Os frades Arrábidos foram uma das comunidades religiosas mais rigorosas na prática da penitência dos três votos: pobreza, obediência e castidade.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS