No passado domingo, dia 25 de Agosto, a Serra de Montejunto acolheu o final das derradeiras etapas da 16.ª Volta a Portugal de Cadetes (masculina) e da 3.ª Volta a Portugal Sub-19 (feminina).

A prova masculina foi vencida por Leonardo Garcia, da equipa “Alenquer/GDM/Anipura” (vencedora da geral coletiva), depois de ter conquistado a última etapa desta edição, um percurso de 85,4 kms que ligou a vila de Alpiarça ao alto da Serra de Montejunto.

No que diz respeito à prova feminina, esta teve como vencedora a ciclista checa Antonie Cermanová da equipa “Matos Mobility/Flexaco Cycling Team” (vencedora da geral coletiva) depois de ter sido a terceira a cortar a meta no alto da Serra de Montejunto, um segundo atrás da colega Natalie Revelo, que venceu a etapa, mas que terminou no segundo lugar da geral. Esta tirada totalizou 61 kms que ligou a cidade do Cartaxo ao alto da Serra de Montejunto.

A 16ª edição da Volta a Portugal de Cadetes e 3ª Volta a Portugal Feminina sub-19 marcaram o fim-de-semana na região. A primeira etapa, de contra-relógio, teve partida e chegada em Almeirim. Em cadetes Gonçalo Costa foi o mais rápido, com o tempo de 15m19, seguido de Dimas Mota e Óscar Morante, a 10 e 11 segundos de distância, respectivamente. Nas sub-19 Femininas Natalie Bossano venceu com o tempo de 15m45, seguida de Antonie Cermanová, a 23 segundos, e Raquel Dias a chegar em terceiro, a 24 segundos da vencedora.

Ainda antes do início das provas o Cineteatro de Almeirim recebeu uma palestra sobre Ética no Desporto, pelas 11 horas. 

A segunda etapa partiu de Santarém, numa ligação de cerca de 85 kms para os Cadetes e cerca de 60 kms para as juniores femininas, até Benavente.  Asier Fortea foi o primeiro a passar a meta em Benavente (Cadetes), mas a chegada em pelotão não permitiu qualquer alteração na classificação geral. Já nas Sub 19 Femininas Antoine Cermanová conseguiu chegar isolada, com Maitê Silva logo a 1 segundo de distância, e o resto do pelotão a 18 segundos o que permitiu à vencedora da etapa passar para primeiro lugar da classificação geral, deixando Natalie Bossano, vencedora do contra-relógio a 8 segundos de distância. 

Na terceira e última etapa, que ligava Alpiarça a Montejunto, Leonardo Garcia foi capaz de impôr a sua superioridade e chegar isolado, com 7 segundos de avanço para Guilherme Santos e 10 para Jordi Peris. Leonardo Garcia assumiu assim o primeiro lugar da geral, que pertencia a Gonçalo Costa desde a primeira etapa. Leonardo Garcia foi ainda o primeiro por pontos e na classificação da camisola da montanha. O Alenquer-G.D.M.- Anipura, foi o vencedor por equipas. 

A derradeira etapa das Sub-19 femininas, que também ligou Alpiarça a Montejunto, teve um final bastante animado. Natalie Bossano, que já tinha vencido o contra-relógio foi a mais forte, mas não foi capaz de criar distância suficiente para poder voltar ao primeiro lugar da geral. Antonie Cermanová conseguiu o terceiro lugar, com o mesmo tempo de Maitê Silva, a 1 segundo da primeira classificada, e manteve o primeiro lugar da geral. Além do primeiro da geral Antonie Cermanová venceu por pontos. Natalie Bossano, segunda classificada venceu também a geral da montanha. Por equipas o vencedor foi a Matos Mobility  – Flexaco Cycling Team. 

Leia também...

Atleta do Santarém Basket Clube morre aos 13 anos de idade

Henrique Francisco, atleta do Santarém Basket Clube, faleceu no passado domingo, 11…

Atleta do Vale de Santarém assina contrato profissional com o SL Benfica

Henrique Sá iniciou o seu percurso desportivo no SL Cartaxo.

Benfica do Ribatejo incrédulo com decisão da Associação de Futebol de Santarém

O Grupo Desportivo de Benfica do Ribatejo está incrédulo com a resposta…

Par de Santarém conquista recorde para Portugal no Campeonato do Mundo das 10Danças

O par Francisco Ramos & Leonor Gonçalves conquistou o 13º lugar na…