No passado domingo, dia 25 de Agosto, a Serra de Montejunto acolheu o final das derradeiras etapas da 16.ª Volta a Portugal de Cadetes (masculina) e da 3.ª Volta a Portugal Sub-19 (feminina).
A prova masculina foi vencida por Leonardo Garcia, da equipa “Alenquer/GDM/Anipura” (vencedora da geral coletiva), depois de ter conquistado a última etapa desta edição, um percurso de 85,4 kms que ligou a vila de Alpiarça ao alto da Serra de Montejunto.
No que diz respeito à prova feminina, esta teve como vencedora a ciclista checa Antonie Cermanová da equipa “Matos Mobility/Flexaco Cycling Team” (vencedora da geral coletiva) depois de ter sido a terceira a cortar a meta no alto da Serra de Montejunto, um segundo atrás da colega Natalie Revelo, que venceu a etapa, mas que terminou no segundo lugar da geral. Esta tirada totalizou 61 kms que ligou a cidade do Cartaxo ao alto da Serra de Montejunto.
A 16ª edição da Volta a Portugal de Cadetes e 3ª Volta a Portugal Feminina sub-19 marcaram o fim-de-semana na região. A primeira etapa, de contra-relógio, teve partida e chegada em Almeirim. Em cadetes Gonçalo Costa foi o mais rápido, com o tempo de 15m19, seguido de Dimas Mota e Óscar Morante, a 10 e 11 segundos de distância, respectivamente. Nas sub-19 Femininas Natalie Bossano venceu com o tempo de 15m45, seguida de Antonie Cermanová, a 23 segundos, e Raquel Dias a chegar em terceiro, a 24 segundos da vencedora.
Ainda antes do início das provas o Cineteatro de Almeirim recebeu uma palestra sobre Ética no Desporto, pelas 11 horas.
A segunda etapa partiu de Santarém, numa ligação de cerca de 85 kms para os Cadetes e cerca de 60 kms para as juniores femininas, até Benavente. Asier Fortea foi o primeiro a passar a meta em Benavente (Cadetes), mas a chegada em pelotão não permitiu qualquer alteração na classificação geral. Já nas Sub 19 Femininas Antoine Cermanová conseguiu chegar isolada, com Maitê Silva logo a 1 segundo de distância, e o resto do pelotão a 18 segundos o que permitiu à vencedora da etapa passar para primeiro lugar da classificação geral, deixando Natalie Bossano, vencedora do contra-relógio a 8 segundos de distância.
Na terceira e última etapa, que ligava Alpiarça a Montejunto, Leonardo Garcia foi capaz de impôr a sua superioridade e chegar isolado, com 7 segundos de avanço para Guilherme Santos e 10 para Jordi Peris. Leonardo Garcia assumiu assim o primeiro lugar da geral, que pertencia a Gonçalo Costa desde a primeira etapa. Leonardo Garcia foi ainda o primeiro por pontos e na classificação da camisola da montanha. O Alenquer-G.D.M.- Anipura, foi o vencedor por equipas.
A derradeira etapa das Sub-19 femininas, que também ligou Alpiarça a Montejunto, teve um final bastante animado. Natalie Bossano, que já tinha vencido o contra-relógio foi a mais forte, mas não foi capaz de criar distância suficiente para poder voltar ao primeiro lugar da geral. Antonie Cermanová conseguiu o terceiro lugar, com o mesmo tempo de Maitê Silva, a 1 segundo da primeira classificada, e manteve o primeiro lugar da geral. Além do primeiro da geral Antonie Cermanová venceu por pontos. Natalie Bossano, segunda classificada venceu também a geral da montanha. Por equipas o vencedor foi a Matos Mobility – Flexaco Cycling Team.