Jovens conselheiros debatem Europa Verde e Sustentável

A Sala de Leitura Bernardo Santareno recebeu na sexta-feira, 6 de Março, mais uma sessão temática do Conselho Municipal da Juventude de Santarém (CMJ).

“Nesta sessão, os jovens conselheiros debateram o objetivo jovem europeu nº 10, que exige uma Europa Verde e Sustentável”, explicou Ricardo Rato, vereador da juventude do Município de Santarém.

“Pedimos aos participantes que reflectissem sobre diversas questões ambientais, indicando os principais problemas que sentem e que soluções propõem”, acrescenta.

Ricardo Rato salientou a importância destas sessões temáticas dos CMJ para o desenho e a construção do Plano Municipal da Juventude Scalabitana, informando ainda que as 11 temáticas a abordar surgem na sequência das escolhas definidas pelos jovens, que estão em linha com a nova estratégia europeia da juventude e com os Youth Goals, “objectivos jovens” da União Europeia.

Até ao momento o CMJ já debateu quatro temáticas: as organizações de juventude e programas europeus; a educação de qualidade; o trabalho digno para todas as pessoas; e, nesta sexta-feira, a Europa Verde e Sustentável.

“Não podemos querer desenhar políticas de juventude sem o apoio e a participação dos jovens. O objectivo destes Conselhos Municipais de Juventude é dinamizar esse espaço de cidadania”, conclui o vereador.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS