Foto de arquivo

Vários jovens de Santarém participaram na manhã desta sexta-feira, 24 de Setembro, numa nova greve climática estudantil com agenda alargada a outros problemas sociais. A iniciativa é do movimento ambientalista Fridays for Future que realizou mais de 1.500 acções em vários pontos do mundo, incluindo protestos em 14 localidades portuguesas.

Para além de Santarém, Albufeira, Aveiro, Braga, Caldas da Rainha, Coimbra, Faro, Funchal, Guimarães, Lisboa, Mafra, Porto, Sines e Viseu são outras das localidades portuguesas para as quais foram marcadas manifestações que reclamam “planos concretos” contra a crise climática, que o movimento equipara a “outras crises socioeconómicas como o racismo, o sexismo, a discriminação de deficientes e desigualdade de classe” e que relaciona com os problemas ambientais.

A activista sueca Greta Thunberg, que impulsionou o movimento em 2018 ao faltar durante várias semanas às aulas para protestar contra a falta de acção climática em frente ao parlamento sueco, participará na manifestação marcada para esta manhã na capital alemã, Berlim.

No manifesto internacional criado para sustentar a greve, o movimento culpa “a elite do Norte Global” pela “destruição das terras dos ‘Povos e Áreas Mais Afectados’ através do colonialismo, imperialismo, injustiças sistémicas e ganância cruel que acabou por causar o aquecimento do planeta”.

É esse “Norte Global” que é “responsável por cerca de 92% das emissões em excesso”, refere o “Fridays for Future”, que considera que a maior parte dos roteiros para a neutralidade carbónica pecam por implicar “efeitos secundários arriscados para as populações locais”, como a perda de território para as florestas que se pretende plantar.

Entre as medidas reclamadas pelo Fridays for Future estão “reparações climáticas anti-racistas”, o cancelamento de dívidas decorrentes de fenómenos climáticos extremos e “fundos de adaptação” que sirvam as comunidades.

Leia também...

2020 – Ano Internacional da Fitossanidade: o ano para comemorar as plantas

O Ano Internacional da Fitossanidade é uma iniciativa fundamental para destacar a importância da fitossanidade, para melhorar a segurança alimentar, proteger o meio ambiente…

Abrantes regista risco máximo de incêndio

Os concelhos de Abrantes, no distrito de Santarém, e Gavião, em Portalegre, apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do…

SEF com dois casos de exploração de imigrantes na agricultura em Rio Maior

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos associados a auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico…

Pacheco Pereira em debate sobre associativismo e cidadania em Santarém

A Associação Mais Santarém convidou o historiador, Pacheco Pereira, para o jantar/debate sobre o associativismo e a cidadania que se realiza no próximo dia…