Entre 7 a 13 de Julho realizou-se mais uma edição da Colónia de Férias Desportivas organizada pela Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP). Esta edição contou com a presença de 25 jovens com diabetes, com idades entre os 9 e os 17 anos e teve lugar na Quinta da Fonte Quente, na Tocha.

Esta colónia de férias, que juntou jovens com diabetes tipo 1, teve como objectivo promover a aprendizagem sobre a doença e um melhor controlo da mesma através da partilha de experiências. Além dos momentos de conversa, onde cada um pôde expressar os seus sentimentos em relação à diabetes, estes jovens provaram que a diabetes não é uma barreira enquanto faziam actividades desportivas radicais como escalada, rappel, bodyboard e jogos de equipa.

Helena, jovem que já participou em várias edições da Colónia de Férias, diz que “as colónias da AJDP ajudam qualquer pessoa, de qualquer idade, tanto a nível do controlo da doença, como a nível pessoal”.
Destaca: “Para mim, o mais importante, o que mais me marcou nas colónias, foi fazerem-me sentir o mais em casa e o mais confortável possível em relação à diabetes. Pelo simples facto de toda a gente ter de fazer o mesmo, sentir o mesmo, ter as mesmas frustrações. Aqui somos capazes de cuidar uns dos outros como cuidamos de nós próprios”.

À semelhança de anos anteriores, a AJDP recebeu na Colónia de Férias jovens de famílias mais carenciadas, que participaram gratuitamente. O objectivo principal foi o de promover a aceitação da diabetes, ajudar a melhorar o controlo metabólico e fomentar a independência de cada um dos jovens.

A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal 13,3 por cento dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afectava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16 por cento da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2015 foram detectados cerca de 13,3 novos casos por cada 100 mil jovens com idades entre 0-14 anos.

[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015 do Observatório Nacional da Diabetes

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 20 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens com diabetes a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005.

Em Santarém a associação tem desde este ano um núcleo funcional. O principal objectivo deste núcleo é aumentar a proximidade com as pessoas que recorrem à associação e se encontram nesta região do país.

Tendo em conta o número de jovens com diabetes e seus familiares e amigos que participam em iniciativas desportivas na região, o núcleo AJDP de Santarém criou uma equipa oficial, a “Diabetes Running Team”, que se estreou na Scalabis Night Race. O objectivo desta equipa é mostrar que a diabetes, quando adequadamente tratada, não é uma limitação.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…