O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal Carlos Alexandre foi designado, por sorteio, para realizar a instrução do processo do furto e achamento das armas de Tancos, disse à Lusa fonte daquele tribunal.

Segundo a mesma fonte, ainda não foi marcada qualquer data para o início da fase da instrução do processo de Tancos, tanto mais que Carlos Alexandre se encontra a realizar “diligências”.

A instrução é uma fase facultativa do processo de recolha de prova que pode ser requerida pelos arguidos para contestar a acusação, sendo dirigida por um juiz, ao contrário da fase de inquérito que é dirigida pelo Ministério Público.

O processo de Tancos tem 23 acusados, incluindo o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, o director nacional da Polícia Judiciária Militar (PJM) Luís Vieira, o ex-porta-voz da PJM Vasco Brazão e o ex-fuzileiro João Paulino, os quais respondem por um conjunto de crimes que vão desde terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação até falsificação de documentos, tráfico de influência, abuso de poder, receptação e detenção de arma proibida.

O caso do furto das armas em Tancos foi divulgado pelo Exército em 29 de Junho de 2017 com a indicação de que ocorrera no dia anterior, tendo a alegada recuperação do material de guerra furtado ocorrido na região da Chamusca, em Outubro de 2017, numa operação que envolveu a PJM, em colaboração com elementos da GNR de Loulé.

Leia também...

Santa Casa da Misericórdia de Pernes: 435 anos a ‘Cuidar com Bondade’

A Santa Casa da Misericórdia de Pernes está a assinalar os seus 435 anos de serviço à comunidade afirmando-se, cada vez mais, como um…

Surto no Centro de Apoio a Deficientes em Fátima com 30 infectados

Um surto do novo coronavírus no Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima, concelho de Ourém, infectou 30 pessoas, entre…

Câmara de Santarém preocupada com ausência de informação da Infraestruturas de Portugal sobre encosta das Portas do Sol

A Câmara de Santarém reafirmou hoje a “enorme preocupação” com a ausência de informação da Infraestruturas de Portugal sobre a consolidação da encosta das…

Cristina Barradas é a cabeça-de-lista do ‘Nós, Cidadãos’ por Santarém

O Nós, Cidadãos! vai apresentar listas a todos os círculos eleitorais, pretendendo afastar-se dos “partidos que se demitiram do interesse pelos problemas dos cidadãos”…