A junta de freguesia de Pernes quer criar o Museu do Pião, que vai integrar o espólio doado por Cândido de Azevedo. A intenção foi anunciada pelo presidente da junta, Raul Violante, durante a iniciativa que celebrou o Dia Mundial do Pião, na quarta-feira, 12 de Outubro.

Da doação, fazem parte centenas de peças como pinturas orientais, pedras preciosas e semipreciosas porcelanas, caixas trabalhadas, peças em marfim, estatuetas, bordados, instrumentos musicais, mobiliário oriental antigo, e mais de 1000 piões de materiais diversos, em parte com origem na diáspora portuguesa.

Para assinalar o dia mundial do Pião, a junta de freguesia de Pernes realizou uma atividade para a promoção deste jogo tradicional na EB1/JI de Pernes, que contou com participação do professor Cândido de Azevedo, um apaixonado pelo brinquedo, que fez uma retrospetiva histórica do que foi o pião como entretenimento, da sua origem e da evolução ao longo dos tempos.

A iniciativa contou ainda com a participação da vereadora da Câmara de Santarém, Carmen Antunes, que realçou a “importância de transmitir aos mais jovens, aquelas que eram as formas de entretenimento no tempo dos seus avós”.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Associação ‘Praça Maior’ fecha gestão da Praça de Touros ‘Celestino Graça’ com sentido de missão cumprida

A Associação “Praça Maior”, responsável pela organização das corridas de toiros na…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.