A cerimónia inaugural da FRIMOR – Feira Nacional da Cebola, teve ontem lugar no novo Espaço Lounge da zona de concertos, e contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, da presidente da Assembleia Municipal, Isaura Morais e de Vítor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, concelho vizinho de onde são oriundos a grande maioria dos ceboleiros presentes na Feira.

Uma cerimónia em que a animação musical esteve a cargo do riomaiorense João Frazão e que foi precedida pela habitual visita da comitiva a todos os espaços do certame.

Ao usar da palavra o presidente do Município deu as boas vindas a um evento que já celebrou três séculos de existência. “É, sem dúvida, o evento mais profundamente enraizado na memória colectiva dos Riomaiorenses que recordam com nostalgia, os dias em que carroças e carros de bois vinham repletos de pessoas e bens para a então vila de Rio Maior preenchendo as ruas desta localidade numa azáfama de compra e venda de produtos essencialmente agrícolas trazendo vida e animação à então pacata vila de Rio Maior”, recordou.

Contudo, “os tempos mudaram” e o Município de Rio Maior considerou “indispensável aportar à FRIMOR uma nova visão, mantendo e potenciando os cunhos agrícola e agroalimentar deste certame”, referiu o autarca.

“Rapidamente considerámos a necessidade de juntar a boa música e a boa mesa a esta receita por forma a garantir a atractividade deste evento para jovens dos 8 aos 80 anos. Esta e outras melhorias imprimidas a esta feira garantiram a sua revitalização, recuperando e ultrapassando até os níveis de visitação de outrora. A todos os que fizeram parte deste crescimento e que muito contribuíram e contribuem para que ele fosse possível é em meu nome e em nome de Rio Maior que todos vos agradeço”, prosseguiu.

Filipe Santana Dias criticou a “mal idealizada” passagem de responsabilidades do estado central para as autarquias que em sua opinião “tem sido mal conduzida e pior implementada”.

“Se temos um estado central que não fez nos últimos anos investimentos, sejam eles estruturais ou de manutenção, como aliás era sua obrigação, a proposta que têm para fazer aos municípios é sempre manifestamente insuficiente para as reais necessidades das populações. E com isto eu não posso compactuar”, criticou.

Deu o exemplo das competências na área da Saúde, em que Rio Maior necessita de ver realizadas no seu Centro de Saúde obras e melhorias orçadas pelos serviços municipais entre os 2 a 2,5ME. “Na última conversa que tivemos com os responsáveis da área o valor previsto nas melhorias a efectuar seria de 400.000€. Cinco a seis vezes inferior ao necessário. A isto acrescem manutenções esquecidas, viaturas obsoletas e serviços desconsiderados”, referiu Santana Dias.

“O Município de Rio Maior tem a clara vontade de poder assumir todas as competências em todas as áreas que o Governo pretenda descentralizar, mas não contarão connosco para qualquer tipo de folclore político. Nem contarão connosco para ceder a qualquer tipo de chantagem política”, acrescentou.

Na recta final da sua intervenção, Filipe Santana Dias agradeceu a todos os ceboleiros presentes no certame, maioritariamente oriundos do concelho vizinho de Caldas da Rainha, que “continuam ano após ano, a tratar com todo o carinho as suas produções agrícolas “regando-as” tantas vezes com o suor do seu trabalho. São eles, de facto, o motor responsável pelo facto desta feira ser a Feira Nacional da Cebola”, concluiu.

Antecedendo o presidente do Município usaram da palavra a presidente da Assembleia Municipal, Isaura Morais, e o presidente da Câmara de Caldas da Rainha, Vítor Marques, que saudaram todos os que contribuem para o sucesso do evento.

Quatro dias de festa

Quim Barreiros abriu ontem o programa dos concertos da FRIMOR 2023, seguindo-se hoje, pelas 23h00, Hybrid Theory – Tributo a Linkin Park e amanhã, sábado, os D.A.M.A.. O Festival de Bandas Filarmónicas fecha a programação musical no domingo, dia 3 de Setembro.

O Festival de Bandas Filarmónicas, um Espaço Lounge e um Radical Park são algumas das novidades desta edição. O evento conta ainda com o regresso da Taça de Portugal de Pára-quedismo a Rio Maior, para dois dias de grande espectáculo aéreo.

Seguindo a ancestral tradição, a FRIMOR 2023 apresenta uma zona reservada à venda de produtos das duas dezenas ceboleiros presentes, acompanhada pela exposição dos produtos do sector agro-alimentar do Concelho, uma área de exposição empresarial e artesanato, bem como as populares Tasquinhas, área de doçaria e licores e zonas de divertimentos.

Aos concertos principais juntam-se actuações de bandas locais e DJ’s.

Os visitantes da FRIMOR 2023 voltam ainda a ter à disposição um amplo espaço de restauração, onde poderão degustar a gastronomia riomaiorense, confeccionada pelas associações do nosso concelho. A entrada neste espaço também é gratuita.

O Radical Park, uma das novidades da edição deste ano, oferece aos visitantes a oportunidade de participarem em diversas actividades, tais como air bungee, slide e escalada.

O espaço Lounge, que terá animação com DJ’s, é também uma estreia na FRIMOR, ficando ambos localizados no Espaço Frimor Fest.

A Frimor 2023 decorre até ao próximo domingo, 3 de Setembro.

Programa Espaço Frimor Fest

1 de Setembro
22h00 – Trigloditas
23h00 – Hybrid Theory – Tributo a Linkin Park
00h30 – DJ Sérgio R

2 de Setembro
22h00 – O’Demora
23h00  – D.A.M.A
01h30 – DJ Keku
09h00 – 19h00 – Taça de Portugal de Pára-quedismo – Campos de Treino do Complexo Desportivo

3 de Setembro
16h00 – Festival de Bandas Filarmónicas
Banda Filarmónica de Alvorninha
Banda Filarmónica Marialva de Cantanhede
Banda Filarmónica de São Sebastião
Banda Filarmónica da Casa do Povo da Vila da Marmeleira

Taça de Portugal de Pára-quedismo
– Precisão de Aterragem –
Campos de Treino do Complexo Desportivo
2 de Setembro – 09h00 – 19h00
3 de Setembro – 08h00 – 14h00

Leia também...

Bactéria Legionella erradicada do Complexo de Piscinas de Azambuja

O Município de Azambuja informa que o Complexo de Piscinas que serve…

Jonas&Lander trazem Lento e Largo ao Teatro Virgínia

Lento e Largo, espectáculo de dança da dupla de coreógrafos e bailarinos…

Trânsito condicionado devido a perigo de derrocada na Rua Álvaro Cunhal em Santarém

A circulação na Rua Álvaro Cunhal, em Santarém, que faz a ligação…

Rio Maior inicia festejos de Carnaval com Desfile Escolar

Rio Maior recebeu ontem, quarta-feira, dia 7 de Fevereiro, o tradicional Desfile…