Labmovel – Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – CTEM, já está a circular pelo concelho de Santarém.

Incluído no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo – PIICIE LT, neste autocarro transformado, são desenvolvidas actividades e experiências inovadoras, planificadas e dinamizadas pelos professores, e que têm como público alvo crianças e jovens do ensino Pré-escolar ao ensino Secundário,

Na segunda-feira, o Labmovel esteve junto às Piscinas do Sacapeito, de modo a que os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado desenvolvam actividades e experiências inovadoras neste laboratório de aprendizagem, em que os alunos encontram diversas áreas de trabalho, tais como: ciências, robótica, fabricação digital – impressora 3D, drones, mecânica, realidade aumentada, entre outras. Através da experimentação, pretende-se fomentar a inovação e criatividade, aliando as tecnologias às ciências.

Hoje, dia 28 maio, entre as 09h00 e as 13h30, está na Escola Secundária Sá da Bandeira, e das 13h30 e as 17h00, o Labmovel estaciona junto à E.B. 2,3 D. Manuel I, em Pernes e na quarta-feira, dia 29 de maio, vai estar junto à E.B. 2,3 de Alcanede, das 9h00 às 15h30.

Dia 30, o Labmovel vai estar na EB 2,3 D. João II, das 0900 às 17h00 e no dia 31, na EB 2,3 Alexandre Herculano, das 09h00 às 17h00.

Dia 1 Junho, o Labmovel pode ser visitado pela população, junto ao Convento de S. Francisco, das 14h00 às 20h00 – período em que decorrem, dentro do Convento, inúmeras actividades, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança.

O objectivo desta iniciativa é incentivar as aprendizagens por meio de experiências práticas e promover o desenvolvimento de capacidades para o século XXI, tais como o pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e empreendedorismo.

Neste Laboratório Móvel são desenvolvidas actividades inovadoras, planificadas e dinamizadas pelos professores, em articulação com as Equipas Multidisciplinares de Intervenção Comunitária – EMIC, que têm como público alvo crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário.

Estes espaços de inovação têm como principal missão a criação de ambientes educativos inovadores, verdadeiros laboratórios de aprendizagem, propícios à utilização de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

No âmbito da Educação pela Inovação estão a ser desenvolvidas metodologias de aprendizagem inovadoras, integradas numa educação não formal, designadamente Salas do Futuro nos Agrupamentos de Escolas integrados no PIICIE LT e o Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O PIICIE LT, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – CIMLT e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (Portugal 2020/Alentejo 2020), decorre no triénio 2017-2020 e tem como objectivo a promoção do sucesso escolar através da implementação de acções integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objectivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, e contribuir para a igualdade de oportunidades e construção de uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…