Entre os dias 5 a 9 de fevereiro, os alunos do 1º ciclo tiveram a oportunidade de explorar o Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Acompanhados pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Município de Alpiarça (EMIC), integrada no projecto PIICIE LT, os alunos mergulharam numa experiência educacional única. Exploraram uma variedade de recursos tecnológicos essenciais para a educação, tanto lúdica quanto pedagógica.

Durante as actividades realizadas, puderam envolver-se em experiências inovadoras, abrangendo diversas áreas de trabalho, como ciências, robótica e produção digital. Utilizando equipamentos como ecrãs interativos, drones, mecânica, realidade aumentada e experiência makey-makey, os alunos foram incentivados a desenvolver habilidades específicas em cada área, proporcionando-lhes uma aprendizagem mais motivadora e significativa.

Esta iniciativa não visou apenas enriquecer os conhecimentos educacionais dos alunos, serviu também para inspirá-los a explorar o mundo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática de maneira prática e cativante. O LABMÓVEL continua a ser uma ferramenta vital na promoção da inovação educacional e no combate ao insucesso escolar na região da Lezíria do Tejo.

O LABMÓVEL da CIMLT, é uma iniciativa que decorre no âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT), e em 2024 voltou a marcar presença em Alpiarça, na Escola EB1/JI do Agrupamento de Escolas de Alpiarça.

Leia também...

IPSantarém abre novo ano lectivo com olhos postos nos desafios do futuro (vídeo)

Em 2021, instituição disponibilizou um total de 963 vagas em 19 licenciaturas.

40 Anos ao serviço da região, do ensino, e a construir o futuro

O Instituto Politécnico de Santarém é uma IES (Instituição de Ensino Superior)…

‘Crianças abraçam Economia Circular’ em Santarém com recolha de meia tonelada de rolhas

O Projecto de Educação Ambiental “Do Montado à Rolha” do Município de…

Pandemia deixou “feridas” nos alunos que “são possibilidades” de futuro

Luís Carlos Salgueiro, professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), acredita…