A actriz e encenadora Diana Narciso, natural de Santarém, promove de 18 de Setembro a 28 de Maio do próximo ano (sempre às quartas-feiras), no Fórum Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém, um laboratório de teatro que tem como objectivo “pensar a cena com as/os interpretes, através da implicação de conteúdos autobiográficos: fotografias, objectos pessoais, inspirações artísticas individuais”.

Segundo Diana Narciso, “este levantamento servirá para nutrir a composição cénica, construindo narrativas em diálogo colectivo. Experimentar, pensar, projectar, colocar o corpo na tentativa. Trabalhar a cena com o objectivo de desenvolver uma linguagem própria”.

Numa segunda fase do laboratório será trabalhada uma narrativa decidida em conjunto entre formadora e interpretes. Este laboratório terá uma apresentação pública final, em data a definir.

O laboratório destina-se a maiores de 16 anos, decorrerá entre as 15h30 e as 18h00 (horário pode ser negociável segundo as disponibilidades dos participantes.)

Cada participante terá de garantir o pagamento de todo o curso (35 euros/mês), mesmo que, por algum motivo, não realize alguma sessão.

Diana Narciso, finalizou o curso profissional de interpretação da Escola Profissional de Teatro de Cascais, e é licenciada em Teatro, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Participou na École des Maitres (Itália, Portugal, França e Bélgica), sob a direcção de Tiago Rodrigues (2018).

Destacam-se os trabalhos em A Nossa Cidade, de Thorton Wilder, Carlos Avilez (TEC, 2010); Os Acontecimentos, David Craig, encenado por António Simão; (Artistas Unidos, 2015); Primeira Imagem, John Romão (TNDMII, 2017); O Grande Dia da Batalha, de Jorge Silva Melo (Artistas Unidos, 2017); Casimiro e Carolina, de Ödön Von Horváth, encenação de Tónan Quito, (TNDMII, 2018); Miopia, de Rita Delgado (2022); ESTRO/WATTS, Poesia da Idade do Rock, de Gonçalo Amorim e Paulo Furtado (TEP, 2021/22/23); Correr para ficar quieto, de Jorge Louraço (2022/2023); LIVRO’s, de Nuno M Cardoso. Co-criou, com Rita Delgado o espectáculo As Estrelas Que Hoje Vemos, Já Morreram Há 100 Anos (2021); e com Patrícia Moreira o espectáculo MATER AVIAM (2019). Participou em filmes de Pedro Cabeleira, Verão Danado; e de Margarida Lucas, Sagrada Família, Terra Treme Filmes.

Diana Narciso tem vindo a leccionar teatro em escolas do ensino secundário e desenvolvido projectos de formação e contexto de trabalho, com o curso de Teatro da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém. Neste contexto, dirigiu o espectáculo LAPSO, baseado na peça Hamlet, de W. S., e encenou A Casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca.

Actualmente, frequenta a Licenciatura em Estudos Gerais, na Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa.

As inscrições para o Laboratório de Teatro podem ser feitas até 6 de Setembro, para o mail producao@ccrsantarem.org ou para o telefone: 243 153 899.

Leia também...

Grupo de Improvisação de Santarém espera por vós a 3 de Outubro

O Grupo de Improvisação de Santarém (GIS) volta a reunir-se na próxima terça-feira, 3 de Outubro, a partir das 19h00, no Centro Cultural Regional…

Cineteatro S. Pedro já é propriedade da Câmara Municipal de Abrantes

O Presidente da Câmara e os representantes da Sociedade Iniciativas de Abrantes Lda. assinaram, no dia 21 de Julho de 2020, a escritura de…

Espectáculo do 25 de Abril muda para o Convento de S. Francisco

O Espectáculo de Reconstituição Encenada “Esta é a madrugada que eu esperava”, no dia 24 de Abril, inicialmente marcado para a Escola Prática de…

Helder Bruno apresenta novo álbum em concerto solidário no Cartaxo

  A Presença, Serena e Terna é o nome do álbum de Helder Bruno, que será apresentado no Centro Cultural do Cartaxo no dia…