A actriz e encenadora Diana Narciso, natural de Santarém, promove de 18 de Setembro a 28 de Maio do próximo ano (sempre às quartas-feiras), no Fórum Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém, um laboratório de teatro que tem como objectivo “pensar a cena com as/os interpretes, através da implicação de conteúdos autobiográficos: fotografias, objectos pessoais, inspirações artísticas individuais”.

Segundo Diana Narciso, “este levantamento servirá para nutrir a composição cénica, construindo narrativas em diálogo colectivo. Experimentar, pensar, projectar, colocar o corpo na tentativa. Trabalhar a cena com o objectivo de desenvolver uma linguagem própria”.

Numa segunda fase do laboratório será trabalhada uma narrativa decidida em conjunto entre formadora e interpretes. Este laboratório terá uma apresentação pública final, em data a definir.

O laboratório destina-se a maiores de 16 anos, decorrerá entre as 15h30 e as 18h00 (horário pode ser negociável segundo as disponibilidades dos participantes.)

Cada participante terá de garantir o pagamento de todo o curso (35 euros/mês), mesmo que, por algum motivo, não realize alguma sessão.

Diana Narciso, finalizou o curso profissional de interpretação da Escola Profissional de Teatro de Cascais, e é licenciada em Teatro, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Participou na École des Maitres (Itália, Portugal, França e Bélgica), sob a direcção de Tiago Rodrigues (2018).

Destacam-se os trabalhos em A Nossa Cidade, de Thorton Wilder, Carlos Avilez (TEC, 2010); Os Acontecimentos, David Craig, encenado por António Simão; (Artistas Unidos, 2015); Primeira Imagem, John Romão (TNDMII, 2017); O Grande Dia da Batalha, de Jorge Silva Melo (Artistas Unidos, 2017); Casimiro e Carolina, de Ödön Von Horváth, encenação de Tónan Quito, (TNDMII, 2018); Miopia, de Rita Delgado (2022); ESTRO/WATTS, Poesia da Idade do Rock, de Gonçalo Amorim e Paulo Furtado (TEP, 2021/22/23); Correr para ficar quieto, de Jorge Louraço (2022/2023); LIVRO’s, de Nuno M Cardoso. Co-criou, com Rita Delgado o espectáculo As Estrelas Que Hoje Vemos, Já Morreram Há 100 Anos (2021); e com Patrícia Moreira o espectáculo MATER AVIAM (2019). Participou em filmes de Pedro Cabeleira, Verão Danado; e de Margarida Lucas, Sagrada Família, Terra Treme Filmes.

Diana Narciso tem vindo a leccionar teatro em escolas do ensino secundário e desenvolvido projectos de formação e contexto de trabalho, com o curso de Teatro da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém. Neste contexto, dirigiu o espectáculo LAPSO, baseado na peça Hamlet, de W. S., e encenou A Casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca.

Actualmente, frequenta a Licenciatura em Estudos Gerais, na Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa.

As inscrições para o Laboratório de Teatro podem ser feitas até 6 de Setembro, para o mail producao@ccrsantarem.org ou para o telefone: 243 153 899.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…