A actriz e encenadora Diana Narciso, natural de Santarém, promove de 18 de Setembro a 28 de Maio do próximo ano (sempre às quartas-feiras), no Fórum Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém, um laboratório de teatro que tem como objectivo “pensar a cena com as/os interpretes, através da implicação de conteúdos autobiográficos: fotografias, objectos pessoais, inspirações artísticas individuais”.

Segundo Diana Narciso, “este levantamento servirá para nutrir a composição cénica, construindo narrativas em diálogo colectivo. Experimentar, pensar, projectar, colocar o corpo na tentativa. Trabalhar a cena com o objectivo de desenvolver uma linguagem própria”.

Numa segunda fase do laboratório será trabalhada uma narrativa decidida em conjunto entre formadora e interpretes. Este laboratório terá uma apresentação pública final, em data a definir.

O laboratório destina-se a maiores de 16 anos, decorrerá entre as 15h30 e as 18h00 (horário pode ser negociável segundo as disponibilidades dos participantes.)

Cada participante terá de garantir o pagamento de todo o curso (35 euros/mês), mesmo que, por algum motivo, não realize alguma sessão.

Diana Narciso, finalizou o curso profissional de interpretação da Escola Profissional de Teatro de Cascais, e é licenciada em Teatro, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Participou na École des Maitres (Itália, Portugal, França e Bélgica), sob a direcção de Tiago Rodrigues (2018).

Destacam-se os trabalhos em A Nossa Cidade, de Thorton Wilder, Carlos Avilez (TEC, 2010); Os Acontecimentos, David Craig, encenado por António Simão; (Artistas Unidos, 2015); Primeira Imagem, John Romão (TNDMII, 2017); O Grande Dia da Batalha, de Jorge Silva Melo (Artistas Unidos, 2017); Casimiro e Carolina, de Ödön Von Horváth, encenação de Tónan Quito, (TNDMII, 2018); Miopia, de Rita Delgado (2022); ESTRO/WATTS, Poesia da Idade do Rock, de Gonçalo Amorim e Paulo Furtado (TEP, 2021/22/23); Correr para ficar quieto, de Jorge Louraço (2022/2023); LIVRO’s, de Nuno M Cardoso. Co-criou, com Rita Delgado o espectáculo As Estrelas Que Hoje Vemos, Já Morreram Há 100 Anos (2021); e com Patrícia Moreira o espectáculo MATER AVIAM (2019). Participou em filmes de Pedro Cabeleira, Verão Danado; e de Margarida Lucas, Sagrada Família, Terra Treme Filmes.

Diana Narciso tem vindo a leccionar teatro em escolas do ensino secundário e desenvolvido projectos de formação e contexto de trabalho, com o curso de Teatro da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém. Neste contexto, dirigiu o espectáculo LAPSO, baseado na peça Hamlet, de W. S., e encenou A Casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca.

Actualmente, frequenta a Licenciatura em Estudos Gerais, na Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa.

As inscrições para o Laboratório de Teatro podem ser feitas até 6 de Setembro, para o mail producao@ccrsantarem.org ou para o telefone: 243 153 899.

Leia também...

Crónica: Cruzeiro Religioso do Tejo entra no Concelho de Santarém com a etapa que ligou Azinhaga às Caneiras

Crónica da Confraria Ibérica do Tejo: O sábado 9 de Junho anunciava que S. Pedro não tinha alterado o seu humor da véspera e…

Primeiro original português da Netflix está a ser gravado na aldeia de Glória do Ribatejo

Foto: Cláudio Marques // CreativeBox.pt A série “Glória”, um ‘thriller’ passado durante a Guerra Fria, com realização de Tiago Guedes, é o primeiro projecto…

Militares da coluna de Salgueiro Maia presentes em espectáculo que recria saída da EPC

Meia centena de antigos militares que participaram na coluna que Salgueiro Maia conduziu na madrugada de 25 de Abril de 1974 vão estar em…

Chamusca acolhe colóquio sobre casamento de D. Isabel de Portugal com Carlos V

O município da Chamusca acolhe na terça-feira (dia 14 de abril) um colóquio dedicado às comemorações do V Centenário do Matrimónio da Infanta D.…