Laboratório móvel leva tecnologia aos agrupamentos de Santarém

O Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (LabMóvel) está a levar novos conceitos de ensino às escolas de Santarém.

Esta semana, o LabMóvel está a percorrer as Escolas do Ensino Básico do Agrupamento Alexandre Herculano, proporcionando às crianças contactar e experimentar os vários equipamentos deste autocarro, no qual serão desenvolvidas actividades e experiências inovadoras, planificadas e dinamizadas pelos professores, em conjunto com as técnicas da Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) de Santarém.

Neste laboratório de aprendizagem, os alunos encontram diversas áreas de trabalho, tais como ciências, robótica, fabricação digital – impressora3D, drones, mecânica, realidade aumentada, entre outras.

O equipamento insere-se num projecto mais vasto, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE LT), num valor global de 5 milhões de euros, com comparticipação comunitária, e que inclui a construção de salas de futuro nos 19 agrupamentos abrangidos e uma intervenção abrangente para promoção do sucesso escolar.

“Através da experimentação pretende-se fomentar a inovação e criatividade, aliando as tecnologias às ciências. Deste modo, pretende-se incentivar as aprendizagens por meio de experiências práticas e promover o desenvolvimento de capacidades para o século XXI, tais como pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e empreendedorismo”, refere a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), promotora do projecto.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS