Foi lançado, no passado dia 4 de Agosto, o Concurso Público da empreitada com vista à construção do edifício da residência de estudantes na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém. Com um valor de preço base de 1 526 882,92 euros e um prazo de execução de 365 dias, o prazo de apresentação de propostas finda a 14 de Setembro, 40 dias após publicação em Diário da República.

A necessidade da existência desta residência como uma mais valia na fixação de estudantes na Escola Superior de Rio Maior, teve o seu financiamento no OE2021 e foi muito esperada pela presidência e por toda a comunidade académica do IPSantarém, nomeadamente a comunidade académica da Escola Superior de Rio Maior. Esta nova Residência de Estudantes terá uma capacidade de 100 camas, estendendo-se ao longo de 2133,35m2 estando concluída já em 2022 pelo que os cerca de 1000 estudantes da Escola, que são na sua maioria provenientes de outras regiões do país, poderão beneficiar das novas instalações já no próximo ano.

As residências de estudantes constituem um benefício social e destinam-se a alojar estudantes bolseiros dos Serviços de Acção Social do IPSantarém, estudantes estes que pelas suas condições socioeconómicas necessitam de alojamento para continuar os seus estudos, e que pela distância da Escola que vão frequentar ou frequentam, não possam residir na sua cidade de origem durante o ano lectivo.

Recorde-se que, recentemente, Município de Santarém cedeu edifícios da Estrada Militar ao IPSantarém para serem transformados em residências universitárias, permitindo aumentar a oferta de condições de alojamento de estudantes a preços adequados e devidamente regulados.

O IPSantarém vai apresentar a candidatura da sua completa requalificação, contando vir a obter o respectivo financiamento a 100%, ao abrigo do PRR.

Esta Instituição de Ensino Superior compromete-se a executar as obras e intervenções indispensáveis para dotar o espaço das condições necessárias para esse efeito, resolvendo-se, desta forma, a insuficiência relativamente a disponibilidade de alojamento para estudantes do ensino superior, na Cidade, aliada aos custos elevados que dai advém para os estudantes e suas famílias, aquando do ingresso nesse tipo de ensino.

Leia também...

Alunos de Amiais de Baixo começam segundo período em Escola provisória

Os alunos da Escola Básica (EB) e Jardim de Infância (JI) de Amiais de Baixo vão ter aulas, durante o segundo período, em instalações…

Município de Santarém promove almoços entre pais e alunos

O Município de Santarém volta a promover no ano letivo escolar de 2025/2026, o projeto “Hoje Almoçamos Juntos”, que convida os encarregados de educação…

Alunos do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira em estágios profissionais internacionais em Malta

Desde há treze anos que o Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira promove e se envolve activamente em projetos Comenius, Erasmus+, Unesco e eTwinning, que…

Pandemia deixou “feridas” nos alunos que “são possibilidades” de futuro

Luís Carlos Salgueiro, professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), acredita que são muitas as lições tiradas dos confinamentos, sublinhando que a comunidade…