Foi hoje lançado, no Convento de S. Francisco, o livro “Santarém: Arte, História e Património” que reúne o olhar de mais de duas dezenas de autores, dando uma perspectiva multidisciplinar e abrangente do riquíssimo património concelhio que subsistiu à longa evolução dos tempos, tendo o núcleo histórico da cidade mais de 3000 anos.

“De olhos postos no futuro e consciente da importância do estudo e da valorização deste património”, o Município de Santarém contratualizou em 2018 uma obra que tivesse uma abordagem multidisciplinar ao Património Histórico, Cultural e Natural do Concelho de Santarém e que reunisse uma panóplia de diferentes olhares, desde a Arquitetura, Arqueologia, Pintura, Escultura, Retabulística, Azulejaria, Tumulária, Heráldica, Património Rural, aspetos etnográficos e a própria paisagem natural, tão relevante na construção da identidade da região.

Esta obra, atual e abrangente, reúne o contributo de mais de vinte autores com elevado reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nas suas áreas de investigação, constituindo-se, por esta razão, como um projeto que pretende contribuir para o conhecimento e divulgação do excecional acervo patrimonial do Concelho de Santarém.

O livro que nasce desse conjunto de trabalhos desenvolvidos é agora apresentado e vem, assim, valorizar este património, tão vasto quanto rico.

PUBLICIDADE

A obra, publicada pela editora Caleidoscópio, apresenta na capa um pormenor de uma vista inédita de Santarém, que merece reprodução integral e um estudo no corpo do livro.

O livro teve coordenação de Maria Emília Vaz Pacheco e Eva Raquel Neves e tem como autores Alberto Guerreiro, Alexandre Nobre Pais, Ana Duarte Rodrigues, Carla Queirós, Carla Varela Fernandes, Carlos Batata, Eva Raquel Neves, Francisco Queiroz, Hélder Carita, Helena Delgado, Ignacio García-Pereda, Joana Antunes, João Vieira Caldas, José Manuel Fernandes, Ludgero Mendes, Luís Mata, Maria de Jesus Fernandes, Maria Emília Vaz Pacheco, Mário Tropa, Miguel Metelo de Seixas, Olímpio Martins, Sandra Costa Saldanha, Teresa da Fonseca Rosa, Vítor Serrão.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…