Foi hoje lançado, no Convento de S. Francisco, o livro “Santarém: Arte, História e Património” que reúne o olhar de mais de duas dezenas de autores, dando uma perspectiva multidisciplinar e abrangente do riquíssimo património concelhio que subsistiu à longa evolução dos tempos, tendo o núcleo histórico da cidade mais de 3000 anos.

“De olhos postos no futuro e consciente da importância do estudo e da valorização deste património”, o Município de Santarém contratualizou em 2018 uma obra que tivesse uma abordagem multidisciplinar ao Património Histórico, Cultural e Natural do Concelho de Santarém e que reunisse uma panóplia de diferentes olhares, desde a Arquitetura, Arqueologia, Pintura, Escultura, Retabulística, Azulejaria, Tumulária, Heráldica, Património Rural, aspetos etnográficos e a própria paisagem natural, tão relevante na construção da identidade da região.

Esta obra, atual e abrangente, reúne o contributo de mais de vinte autores com elevado reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nas suas áreas de investigação, constituindo-se, por esta razão, como um projeto que pretende contribuir para o conhecimento e divulgação do excecional acervo patrimonial do Concelho de Santarém.

O livro que nasce desse conjunto de trabalhos desenvolvidos é agora apresentado e vem, assim, valorizar este património, tão vasto quanto rico.

A obra, publicada pela editora Caleidoscópio, apresenta na capa um pormenor de uma vista inédita de Santarém, que merece reprodução integral e um estudo no corpo do livro.

O livro teve coordenação de Maria Emília Vaz Pacheco e Eva Raquel Neves e tem como autores Alberto Guerreiro, Alexandre Nobre Pais, Ana Duarte Rodrigues, Carla Queirós, Carla Varela Fernandes, Carlos Batata, Eva Raquel Neves, Francisco Queiroz, Hélder Carita, Helena Delgado, Ignacio García-Pereda, Joana Antunes, João Vieira Caldas, José Manuel Fernandes, Ludgero Mendes, Luís Mata, Maria de Jesus Fernandes, Maria Emília Vaz Pacheco, Mário Tropa, Miguel Metelo de Seixas, Olímpio Martins, Sandra Costa Saldanha, Teresa da Fonseca Rosa, Vítor Serrão.

Leia também...

Plataforma da A23 e A25 exige “suspensão imediata” das portagens face ao aumento do custo de vida

A Plataforma P’la Reposição das SCUT A23 e A25 exige que o…

Câmara de Almeirim cria serviço de apoio para quem não tem suporte familiar

A Câmara de Almeirim criou um serviço de apoio para incentivar os…

Material de campanha do BE vandalizado em Salvaterra de Magos

O Bloco de Esquerda (BE) de Santarém lamentou a vandalização do seu…

Relógios adiantam uma hora na próxima madrugada

Os ponteiros do relógio vão ser adiantados 60 minutos na próxima madrugada…