13 utentes e três funcionários testaram positivo à covid-19 no lar Fausta Nobre, em Rio Maior.
O presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, afirmou que os 16 casos de covid-19 naquele lar foram confirmados na sexta-feira, dia em que foram conhecidos os resultados dos testes realizados aos cerca de 65 utentes e a todos os funcionários da instituição, depois de uma funcionária ter surgido infetada na passada quarta-feira.
Segundo o autarca, na sequência de uma visita ao lar realizada na sexta-feira pela autoridade da saúde, pela Proteção Civil municipal e pela Segurança Social, o edifício foi dividido em três alas, uma destinada aos utentes que tiveram resultado positivo no teste ao SARS-CoV-2, outra para os que tiveram resultado negativo, mas tiveram contacto, e outra para os que não tiveram qualquer contacto.
Os utentes do segundo grupo irão realizar novo teste, para confirmar se permanecem negativos, adiantou.
Filipe Santana Dias disse que a instituição reorganizou as suas equipas de funcionários, de modo a assegurar os cuidados aos utentes, estando a situação controlada.
Com 20.379 habitantes, o concelho de Rio Maior teve até ao momento perto de 200 casos, tendo registado quatro óbitos.
Portugal contabiliza pelo menos 3.762 mortos associados à covid-19 em 249.498 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).