Um total de 158 pessoas, 111 utentes e 47 trabalhadores do Centro de Bem Estar Social de Minde, em Alcanena, estão infectadas com o novo coronavírus, tendo ocorrido duas mortes na sexta-feira.

A presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, disse hoje à Lusa que, no fim-de-semana, terão ocorrido mais três mortes, informação que está ainda em confirmação.

Segundo a autarca, o surto nesta instituição, que tem uma lotação máxima próxima de 130 utentes, surgiu no início de Novembro, depois de uma idosa ter sido submetida ao teste ao SARS-CoV-2 quando foi internada no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

“Os primeiros resultados conhecidos no fim de semana de 07 e 08 de Novembro apontaram para meia dezena de casos, o que deixou a expectativa de que o surto seria confinado”, disse.

Contudo, uma semana mais tarde, os testes revelaram que o surto se tinha propagado, com 91 utentes e 34 funcionários a terem testes com resultado positivo, valor que os resultados da nova testagem realizada na passada sexta-feira e conhecidos no domingo revelaram ter crescido para os 111 utentes e 47 trabalhadores, disse.

Apenas 12 utentes continuaram a ter resultado negativo no teste, mantendo-se isolados dos restantes, adiantou.

O lar dispõe de dois edifícios, um mais antigo, de rés-do-chão, e outro, com três pisos, tendo o surto alastrado aos dois espaços, disse Fernanda Asseiceira, sublinhando as “excelentes condições” existentes nesta instituição.

A autarca afirmou que os familiares das funcionárias têm igualmente sido submetidos a testes, sendo feito um apelo para que se mantenham em confinamento, independentemente de os resultados serem positivos ou negativos, de forma a evitar que o surto se propague na comunidade.

A assistência aos idosos está a ser garantida com o apoio de recursos humanos da Brigada de Intervenção Rápida da Segurança Social, de uma associação de Lisboa que, a pedido do município, procedeu à higienização e desinfecção do lar, e de candidaturas apresentadas pela instituição junto do centro de emprego, adiantou.

Portugal contabiliza pelo menos 3.971 mortos associados à covid-19 em 264.802 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 9 de Novembro e até 08 de Dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado, sendo Alcanena um dos 127 concelhos classificados como de risco muito elevado e extremamente elevado.

Leia também...

Distrito de Santarém ultrapassa barreira dos 400 casos confirmados de covid-19

O distrito de Santarém atingiu esta quinta-feira, 23 de Abril, os 407 casos confirmados de infecção pela covid-19, mais 13 casos que ontem. A…

Distrito de Santarém sob aviso amarelo devido à chuva

O distrito de Santarém está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, devido a uma…

PJ investiga possível tentativa de homicídio de idoso

A Polícia Judiciária está a investigar uma possível tentativa de homicídio de um homem, de 74 anos de idade, na manhã desta quarta-feira, 9…

Quatro pessoas caem em fossa pecuária na Chamusca

Quatro pessoas caíram dentro de “uma fossa” de uma exploração pecuária na Chamusca, tendo uma delas sido retirada em “estado grave”, disse hoje à…