O Auditório da Câmara Municipal de Alcanena recebeu no dia 15 de Março, uma sessão de apresentação das linhas orientadoras da Rede Cultura 2027 – Leiria Capital da Cultura, apresentada por Paulo Lameira, responsável pela candidatura da cidade de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027.

Paulo Lameira apresentou o projecto Rede Cultura 2027, fazendo um breve enquadramento histórico do significado da Capital Europeia da Cultura e referindo as questões que se levantaram quando o Município de Leiria decidiu candidatar-se, tratando-se de um processo complexo, inicialmente pensado para 10 da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, mas que acabou por se estender a outros municípios vizinhos, entre os quais o Município de Alcanena, num total de 26 municípios.

O responsável elencou as várias etapas a desenvolver no âmbito deste projeto, ao longo dos próximos anos, as quais vão permitir a criação de sinergias entre todos os envolvidos.

A iniciativa contou com as presenças da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Maria João Gomez, e dos Vereadores, Óscar Pires, Gabriel Feitor e Maria João Rodolfo, assim como de representantes das Juntas de Freguesia e do movimento associativo do concelho, técnicos da autarquia e outros agentes locais.

Recorde-se que foi assinado, no dia 22 de Fevereiro, no Museu de Leiria, o Protocolo de Colaboração estabelecido entre o Município de Leiria e o Município de Alcanena, no âmbito da Candidatura do Município de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027.

A participação do Município de Alcanena nesta parceria vai ao encontro da sua estratégia, em geral, e no que diz respeito à cultura, em particular, nomeadamente, através do estabelecimento de parcerias intermunicipais e na participação em projectos de âmbito regional e/ou nacional.

Com esta parceria, o Município de Alcanena pretende, ainda, atingir alguns dos seus objectivos, que se prendem com a divulgação e valorização dos recursos endógenos, através da criação de condições que permitam a mobilidade dos criadores e dos agentes culturais, científicos e tecnológicos, a partilha de conhecimentos e a captação de mais recursos financeiros.

A participação do Município de Alcanena no Projecto Leiria Capital Europeia da Cultura 2027 representa a afirmação do património material e imaterial, da capacidade criativa e produtiva e, acima de tudo, da identidade das gentes do concelho de Alcanena, na região e no país.

Leia também...

Arte de Luís Stoffel reconhecida com Prémio da Cultura Júlio César Andrino

A arte do criador e aderecista Luís Stoffel, natural de Santarém, vai ser este ano reconhecida com Prémio da Cultura Júlio César Andrino. Estes…

164 anos do caminho de ferro em Portugal

Foto: Locomotiva “Andorinha” Ano de construção 1857, Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, Eduardo Branco, 2020 Na manhã do dia 28 de Outubro de 1856,…

Radioamadores do Ribatejo assinalam 900 anos dos Templários

Para assinalar os 900 anos dos Templários, a Associação de Radioamadores do Ribatejo (ARR) organiza entre as 18h do dia 22 e as 13h…

Jessica Athayde, Valter Lobo e Shout! no Centro Cultural Gil Vicente em 2026

O primeiro trimestre de 2026 traz ao palco do Centro Cultural Gil Vicente (CCGV), em Sardoal, três espetáculos de diferentes géneros e que consolidam…