O Centro Cultural do Cartaxo recebe no sábado, dia 13 de Julho, o encontro entre a lenda do Jazz Trevor Watts e o grupo Rodrigo Amado Motion Trio, que integra Rodrigo Amado, Miguel Mira e GRabriel Ferrandini.
Este concerto será único em Portugal e chega ao Centro Cultural do Cartaxo, como culminar de uma residência artística que os músicos vão realizar entre 9 e 15 de Julho, na região. Os bilhetes para assistir ao espectáculo tem o custo de cinco euros.
O saxofonista britânico Trevor Watts é um dos mais conceituados improvisadores da história do jazz e é autor de uma discografia que ultrapassa os 60 discos como autor e líder. O seu percurso abrange uma grande variedade de estilos desde o jazz-rock ao afro-jazz, passando pelo jazz mais tradicional até ao mais vanguardista. Para além do seu virtuosismo artístico, sempre imperou no seu trajecto a abordagem de novas sonoridades e o seu carácter positivo sempre à procura de novas sonoridades e colaborações.
Figura central da improvisação livre inglesa, com um currículo transversal, passou pelos seminais Spontaneous Music Ensemble e Amalgam, além de ter firmado parcerias com músicos como Barry Guy, Veryan Weston, Steve Lacy, Don Cherry, John Stevens e Keith Tippett, entre outros.
Os portugueses Rodrigo Amado Motion Trio é um trio de música improvisada mais conceituado da actualidade, com créditos reconhecidos em Portugal e no estrangeiro, caracterizado pela exuberância e energia que demonstra nas suas actuações.
Nomeado, pelo quarto ano consecutivo, pela prestigiada El Intruso International Critics Poll como um dos cinco melhores saxofonistas tenor em atividade, ao lado de Evan Parker, Joe Lovano, Ken Vandermark, Jon Irabagon, Ivo Perelman, Chris Potter ou Ingrid Laubrock, Rodrigo Amado acaba de editar “A History of Nothing” (Trost), o segundo álbum do quarteto que mantém com três das mais importantes figuras do jazz livre actual – Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano.