Foto ilustrativa

A ocupação turística na Lezíria do Tejo deverá rondar os 70% durante a Páscoa, com Santarém, Benavente e Golegã a liderarem a procura, disse hoje à Lusa o presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos.

“Estamos com uma perspetiva de ocupação a rondar os 70%, com a ocupação a hoteleira a registar-se fundamentalmente em Santarém, Benavente e na Golegã, que concentram praticamente mais de 80% das camas da Lezíria do Tejo”, afirmou.

Segundo o responsável, a ocupação turística poderá aumentar sobretudo se as condições meteorológicas melhorarem nas próximas 24 horas: “Admito que ainda possamos ter aqui algumas reservas de última hora.”

O valor deste ano está “em linha” com 2024, que foi o melhor ano até agora registado na Lezíria do Tejo no número de dormidas.

De acordo com José Santos, a procura pelo Ribatejo está associado ao património, à cultura e à gastronomia, com destaque para a cidade de Santarém, que nos últimos dois anos tem recebido cada vez mais turistas espanhóis, sobretudo oriundos da zona da Estremadura.

A recente realização da Gala Repsol em Santarém, uma cerimónia destinada a celebrar a gastronomia ibérica e que, durante nove edições, decorreu em Espanha, vai contribuir para um aumento de turistas espanhóis nesta Páscoa não só na capital de distrito, “mas em toda a região do Ribatejo”, perspetivou.

O turismo da zona está também associado à dimensão rural deste território, como o vinho, a natureza e o cavalo, que são os principais cartões-de-visita.

José Santos indicou que a população da Grande Lisboa também olha para Lezíria do Tejo com mais interesse, o que contribui para novas exigências ao nível do alojamento.

“O Ribatejo, particularmente Santarém, é olhado como um território de oportunidade para o turismo, beneficiando muito de uma perspetiva de complementaridade com Lisboa. Os turistas da Grande Lisboa começam a perceber que têm no Ribatejo uma linha de produto complementar e eu acredito muito, até porque os sinais que nos chegam vão nesse sentido, que nos próximos cinco anos os concelhos da Lezíria vão duplicar a sua capacidade de alojamento no número de camas turísticas”, referiu.

No caso específico de Santarém, o responsável falou numa “dinâmica de atração de investimento hoteleiro como nunca teve”.

“Há um hotel novo a ser construído, há várias intenções de investimento e nós, juntamente com a Câmara Municipal, estamos a fazer um trabalho de identificação de oportunidades de investimento hoteleiro junto de vários investidores nacionais”, disse. 

Leia também...

Diocese desconhecia uso da igreja de São Sebastião para concerto de Festival Bons Sons

O espectáculo na Igreja de São Sebastião, em Cem Soldos, inserido no Festival Bons Sons, está a causar polémica. Bispo afirma não ter tido…

Tupperware despediu hoje 200 trabalhadores e fecha fábrica em Constância

Os cerca de 200 trabalhadores da fábrica da Tupperware, empresa instalada em Montalvo, Constância, e declarada insolvente na segunda-feira, receberam hoje a carta de…

Ex-autarca do Cartaxo nomeado assessor de António Costa

Pedro Ribeiro perdeu as últimas eleições no Cartaxo para o PSD.

Atletas de Abrantes sagram-se campeões nacionais de Laser Run

Maria Aparício, Matilde Rodrigues e Tiago Marques, da Casa do Benfica em Abrantes, e Octávio Vicente, do Sporting Clube de Espinho, sagraram-se campeões nacionais…