Os Voluntários do Grupo de Apoio de Santarém do Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro recomeçaram, esta segunda-feira, o apoio nas refeições dos doentes internados. A iniciativa, interrompida devido à pandemia, partiu da Associação Voluntária do Hospital Distrital de Santarém (AVHDS) que, mais uma vez, incentiva outras associações de voluntariado hospitalar no HDS.

Os voluntários do Grupo de Apoio de Santarém do Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro estão vocacionados para intervir junto dos doentes com patologia oncológica, pelo que a sua ação decorre em serviços de internamento onde existe maior probabilidade de acompanhar doentes com patologia concológica – pisos 4, 5 e ala esquerda do piso 7.

“A ajuda no momento da refeição será o mote para estes voluntários esclarecerem dúvidas sobre os direitos dos doentes oncológicos, os apoios monetários disponíveis, o acompanhamento personalizado que doentes e famílias poderão obter na sua Sede de Santarém da Liga Portuguesa contra o Cancro, situada no centro da cidade”, explica Susana Santos, da Associação Voluntária do Hospital Distrital de Santarém

Antes de começarem a atividade, os voluntários reúnem-se com as chefias de enfermagem de cada Serviço para receberem orientações sobre quais os doentes que devem ser ajudados a tomar a sua refeição. Esta medida permite direcionar estes voluntários para os doentes que mais necessitam e também, para tomarem conhecimento de alguma situação que necessitem de maior proteção ou, casos interditos à sua intervenção, como por exemplo os doentes que estão em isolamento.

O Grupo de Apoio de Santarém do Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro dispõe neste momento de cerca de 20 voluntários para esta atividade, um número ainda reduzido para as necessidades. Neste momento, o Grupo consegue assegurar os almoços das 2.ª, 3.ª e 4.ª feiras, entre as 12 e 14h00, e os jantares das 5.ª feiras.

De acordo com Maria Prazeres André, coordenadora do Grupo de Apoio de Santarém do Núcleo Regional Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, as pessoas interessadas neste tipo de voluntariado especializado no foro oncológico podem contactar o Grupo de Apoio de Santarém da Liga Portuguesa Contra o Cancro através do email grupoapoiosantarem@ligacontracancro.pt . Os voluntários passam por um processo de formação que pode demorar cerca de um ano.

No próximo dia 16 de janeiro este Grupo inicia no Hospital de Dia da Oncologia do HDS a atividade designada “Café com Leite”, mais uma colaboração que servirá de mote à sua intervenção especializada junto dos doentes com patologia oncológica.

Leia também...

Laboratório do Centro Hospitalar do Médio Tejo ganha autonomia e processa 1.500 testes/dia

O Laboratório de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT)…
Foto de arquivo

Mais de 30 urgências de várias especialidades com dificuldades até dia 18

Mais de 30 urgências de várias especialidades vão funcionar com limitações a…

Hospital de Santarém inicia vacinação de 275 profissionais

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) inicia na quarta-feira, pelas 9h00, a…

Hospital de Santarém reconhece falta de médicos no Serviço de Medicina Interna

O Hospital de Santarém reconheceu a falta de médicos no Serviço de…