Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, com 19 pontos no Serviço de Urgência do SNS, o hospital de Loures tem dificuldades de resposta na pediatria nas noites de hoje e até dia 22 e durante todo o dia de sábado (referência Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – CHULN, inclui Santa Maria e Pulido Valente).

Nas Caldas da Rainha não haverá cirurgia geral no dia 23 e os doentes têm à disposição o SUMC de Torres Vedras e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

Por sua vez, o SUMC de Torres Vedras tem constrangimentos ao nível da pediatria (todas as noites até dia 23 – referência Caldas da Rainha), ortopedia (sábado – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – CHULC, inclui São José, Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e Maternidade Alfredo da Costa) e medicina interna (recurso a qualquer um destes hospitais).

O hospital de Torres Novas não contará com o serviço de pediatria no dia 23, que será substituído pelo de Santarém ou pelo CHULC, enquanto o de Santarém não tem ginecologia nos dias 21, 22 e 23 (SUMC de Abrantes e CHULC) e ortopedia hoje e sábado (Abrantes).

O hospital de Vila Franca de Xira também não terá o serviço de ginecologia na quinta-feira, sexta-feira e sábado (Loures e CHULC).

O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – CHLO (hospitais São Francisco Xavier, Egas Moniz e Santa Cruz) está sem serviço de ginecologia no dia 23 (referência CHULC, Loures e Cascais), de pediatria todas as noites de hoje até sábado e de cirurgia geral no dia 22 (CHULC em ambos os casos).

No caso do hospital Amadora/Sintra registam-se problemas a nível da ginecologia (hoje e dias 19, 20 e 21, recurso ao CHULC e CHLO) e pediatria (noites de hoje e até sábado – CHULN).

O Garcia de Orta, em Almada, tem limitações na ginecologia (noite de 22 e todo o dia 23), pediatria (todas as noites da semana), cirurgia geral (dia 23) e Via Verde AVC (noite de sábado), em qualquer dos casos os doentes serão reencaminhados para os Centros Hospitalares de Setúbal e do Barreiro/Montijo e para o CHULC.

Em Setúbal, são afetadas as urgências de ginecologia/ obstetrícia (de hoje a sábado), pediatria (dias 21,22 e 23), cirurgia geral e ortopedia (ambas na quarta-feira), podendo recorrer-se ao Garcia de Orta, Barreiro/Montijo e Lisboa Central.

Leia também...

ACES Médio Tejo abre três áreas dedicadas ao novo coronavírus

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo já tem a funcionar três áreas dedicadas à covid-19, denominadas ADC-Comunitário, no Entroncamento, Sardoal…

HDS sensibiliza para o papel da Radiologia de Intervenção

O Dia Mundial da Radiologia, que se comemora hoje, é este ano dedicado à Radiologia de Intervenção. O Hospital Distrital de Santarém assinala a…

ULS Médio Tejo investe 2,4 milhões de euros em cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo adquiriu um robot cirúrgico de última geração, num investimento de 2,4 milhões de euros (ME)…

ULS Médio Tejo abre polos em Vila Nova da Barquinha

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) abre esta semana os polos de saúde de Limeiras e de Praia do…