O limite de cerca de seis mil pessoas nos 48 mil metros quadrados do recinto de oração do Santuário de Fátima, imposto devido à pandemia da covid-19, marca as celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária que hoje tem início.

Para evitar um número elevado de pessoas, a Direção-Geral da Saúde e o Santuário de Fátima reforçaram o plano de contingência do recinto de oração, criando um conjunto de medidas adicionais para esta peregrinação, que será presidida pelo bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas.

O controlo e monitorização dos acessos através de oito entradas, a delimitação dos espaços (com perímetros de segurança e marcações no solo), o reforço da sinalética e a limitação das deslocações dentro do recinto foram algumas das medidas adoptadas.

No dia 13 de Setembro, o acesso ao Santuário de Fátima foi bloqueado quando o local atingiu a lotação máxima permitida no contexto da pandemia da covid-19.

A GNR anunciou que vai realizar uma operação policial em Fátima para garantir a segurança, controlo do tráfego rodoviário e cumprimento das normas sanitárias devido à covid-19.

Segundo a GNR, ao abrigo das normas em vigor e para garantir um fluxo controlado de peregrinos, o acesso aos parques de estacionamento estará fortemente condicionado à lotação máxima no interior do recinto e estão proibidas as concentrações e aglomerações de pessoas no seu exterior.

“Não corram o risco de vir a Fátima [nestes dias], podendo não conseguir entrar no recinto do santuário. Pedimos que se associem a nós, que façam a peregrinação pelo coração, através dos meios virtuais, que o santuário disponibiliza diariamente”, apelou o reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, na semana passada.

As peregrinações de Maio e de Outubro são as que costumam reunir maior número de peregrinos no santuário.

A Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro celebra a sexta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, na Cova da Iria, em 1917.

Leia também...

Autocarro que se incendiou na A23 transportava crianças de Belmonte

Um autocarro que transportava 55 crianças para o Jardim Zoológico de Lisboa incendiou-se esta sexta-feira, 31 de Maio, na Autoestrada 23 (A23), no concelho…

Proteção Civil de Santarém pede proibição de deslocações para peregrinos não irem a Fátima

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém defendeu que o Governo deve voltar a proibir as deslocações para fora dos concelhos…

Município de Ourém alerta para burlas de falsos funcionários da autarquia

A Câmara Municipal de Ourém está a alertar a população para um grupo de indivíduos que se está a fazer passar por técnicos do…

Detido suspeito de burla, furto e falsificação de documentos

A PSP deteve na quinta-feira, 6 de Junho, no Cartaxo, um homem suspeito da prática dos crimes de burla qualificada, furto qualificado, falsificação de…