A Linhaceira participou activamente nas Jornadas Europeias do Património, numa iniciativa conjunta do Município de Tomar e do Convento de Cristo que levou àquele monumento a actuação comentada do Rancho Folclórico e a recriação de uma aula em que o professor António Augusto Ferreira, um dos principais impulsionadores da criação da escola local, explicou a História da aldeia e o caminho para concretizar a instalação do estabelecimento de ensino.

A ocasião serviu também para o anúncio público de que o centenário da abertura da escola será festejado dia 10 de Novembro, com a recriação de uma aula e de um dia na aldeia em 1918.

A iniciativa contará com um apoio significativo da parte do Rancho Folclórico, mas está aberta à participação de todos os linhaceirenses, habitantes da freguesia, do concelho e de fora dele. A forma mais simples de participarem é vestindo roupa semelhante à da época, ajudando assim a criar o ambiente. Mas são especialmente bem-vindos todos aqueles que tenham mais alguma coisa para oferecer (ou emprestar), desde mobiliário, louça ou objectos diversos que ajudem a compor o espaço, até quem possa demonstrar ofícios antigos, jogos tradicionais, recriar cenas da taberna, andar de bicicleta pasteleira, de burro ou de carroça, etc.

Todas as sugestões serão bem acolhidas. Podem usar o e-mail da equipa organizadora do Centenário das Escolas na Linhaceira, bibliotecalinhaceira@gmail.com ou o telefone 914 961 072.

Leia também...

Festival Cenourém de regresso para promover teatro feito em Ourém

O festival Cenourém está de regresso após dois anos de interregno devido…

João Vitalino apresenta novo livro

Teve lugar, no passado dia 27 de Junho, na Casa do Povo…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…

Gilberto Gil a 7 de Novembro e Tagua Tagua sábado em Santarém

O músico brasileiro Gilberto Gil, que termina em Portugal uma digressão europeia…