As comemorações do Dia do Exército em Santarém contaram hoje, dia 19 de outubro, com a apresentação da Obra “D. Afonso Henriques e o Exército”, do Professor José Varandas, no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Ricardo Gonçalves, Presidente do Município de Santarém, José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado Maior do Exército, Joaquim Neto, Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, participaram nesta cerimónia de apresentação deste livro, a que também se associaram João Teixeira Leite, Vice-Presidente, e Diogo Gomes, Vereador da Câmara de Santarém.

O livro materializa a relevância que a História e a Cultura Militar assumem para o Exército e dá continuidade à linha editorial iniciada em 2016 com a publicação periódica de obras de relevo, neste âmbito.

O Chefe do Estado Maior do Exército referiu que esta “é a primeira vez que editamos uma Obra sobre D. Afonso Henriques – nosso patrono e em que reconhecemos o papel de Santarém, na história de Portugal”.

Trata-se de uma obra literária que destaca D. Afonso Henriques, o nosso primeiro Rei, “O Conquistador”, a sua relação com o Exército e cujas virtudes militares e pessoais (Coragem, Honra, Lealdade e Disponibilidade) determinaram a sua escolha como Patrono do Exército.

Leia também...

Câmara da Chamusca quer isentar de IMI associações que cuidam do património

A Câmara da Chamusca, no distrito de Santarém, submeteu à Assembleia Municipal uma proposta para isentar de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) associações que…

Manuel da Piedade Costa homenageado em Alcanena

O Município de Alcanena promoveu, no dia 29 de setembro, uma Homenagem a Manuel da Piedade Costa, o Sr. Atletismo de Alcanena. A iniciativa…

Empresas da região já podem inscrever equipas no Challenger NERSANT

As empresas da região já podem inscrever equipas no XXIV Challenger NERSANT, evento de team building organizado pela Associação Empresarial da Região de Santarém…

Câmara constrói 61 apartamentos para arrendamento acessível em Ourém e Fátima

 A Câmara de Ourém vai criar 36 apartamentos para arrendamento acessível na sede do concelho e outros 25 na cidade de Fátima, num investimento…