As comemorações do Dia do Exército em Santarém contaram hoje, dia 19 de outubro, com a apresentação da Obra “D. Afonso Henriques e o Exército”, do Professor José Varandas, no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Ricardo Gonçalves, Presidente do Município de Santarém, José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado Maior do Exército, Joaquim Neto, Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, participaram nesta cerimónia de apresentação deste livro, a que também se associaram João Teixeira Leite, Vice-Presidente, e Diogo Gomes, Vereador da Câmara de Santarém.

O livro materializa a relevância que a História e a Cultura Militar assumem para o Exército e dá continuidade à linha editorial iniciada em 2016 com a publicação periódica de obras de relevo, neste âmbito.

O Chefe do Estado Maior do Exército referiu que esta “é a primeira vez que editamos uma Obra sobre D. Afonso Henriques – nosso patrono e em que reconhecemos o papel de Santarém, na história de Portugal”.

Trata-se de uma obra literária que destaca D. Afonso Henriques, o nosso primeiro Rei, “O Conquistador”, a sua relação com o Exército e cujas virtudes militares e pessoais (Coragem, Honra, Lealdade e Disponibilidade) determinaram a sua escolha como Patrono do Exército.

Leia também...

Alpiarça com financiamento de 5,2ME para resolver problema de habitação no concelho

A Câmara de Alpiarça vai investir perto de 5,2 milhões de euros na construção de 44 fogos ao abrigo do 1.º Direito – Programa…

Torres novas recebe apresentação do livro “Sofia e o dia da fotografia”

Em Fevereiro, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes dará continuidade ao ciclo de histórias para a infância, com a contadora de histórias Sofia Vieira,…

Pandemia adia para Maio ‘Mês da Enguia’ em Salvaterra

Por tradição o mês de Março traz sempre com ele o ‘Mês da Enguia’ no concelho de Salvaterra de Magos, fazendo desta iguaria a…

Governo antecipa alívio de restrições relativas à covid-19

Taxa de vacinação de 70% decisiva.