As comemorações do Dia do Exército em Santarém contaram hoje, dia 19 de outubro, com a apresentação da Obra “D. Afonso Henriques e o Exército”, do Professor José Varandas, no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Ricardo Gonçalves, Presidente do Município de Santarém, José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado Maior do Exército, Joaquim Neto, Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, participaram nesta cerimónia de apresentação deste livro, a que também se associaram João Teixeira Leite, Vice-Presidente, e Diogo Gomes, Vereador da Câmara de Santarém.

O livro materializa a relevância que a História e a Cultura Militar assumem para o Exército e dá continuidade à linha editorial iniciada em 2016 com a publicação periódica de obras de relevo, neste âmbito.

O Chefe do Estado Maior do Exército referiu que esta “é a primeira vez que editamos uma Obra sobre D. Afonso Henriques – nosso patrono e em que reconhecemos o papel de Santarém, na história de Portugal”.

Trata-se de uma obra literária que destaca D. Afonso Henriques, o nosso primeiro Rei, “O Conquistador”, a sua relação com o Exército e cujas virtudes militares e pessoais (Coragem, Honra, Lealdade e Disponibilidade) determinaram a sua escolha como Patrono do Exército.

Leia também...

Abrantes estreia roteiro militar pedestre em Dia dos Monumentos e Sítios

O roteiro “Portas D’Abrantes”, um percurso pedestre de turismo militar que passa pelas antigas defesas e oito portas da antiga praça de guerra, vai…

Maia Frazão reeleito provedor da Misericórdia de Pernes

Manuel Maia Frazão, reeleito provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, tomou posse no sábado, 11 de Janeiro. Maia Frazão vai manter-se ainda…

Memória de Carlos Lima perpetuada na nova sede do Grupo de Dadores de Sangue da Portela das Padeiras

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Portela das Padeiras inaugurou ao final da tarde de hoje a sua nova sede que conta…

Pesca lúdica volta a ser permitida no Rio Tejo

A pesca lúdica voltou a ser permitida, desde o passado dia 15 de Novembro, nas zonas de pesca profissional do Rio Tejo, que se…