As comemorações do Dia do Exército em Santarém contaram hoje, dia 19 de outubro, com a apresentação da Obra “D. Afonso Henriques e o Exército”, do Professor José Varandas, no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Ricardo Gonçalves, Presidente do Município de Santarém, José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado Maior do Exército, Joaquim Neto, Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, João Moutão, Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, participaram nesta cerimónia de apresentação deste livro, a que também se associaram João Teixeira Leite, Vice-Presidente, e Diogo Gomes, Vereador da Câmara de Santarém.

O livro materializa a relevância que a História e a Cultura Militar assumem para o Exército e dá continuidade à linha editorial iniciada em 2016 com a publicação periódica de obras de relevo, neste âmbito.

O Chefe do Estado Maior do Exército referiu que esta “é a primeira vez que editamos uma Obra sobre D. Afonso Henriques – nosso patrono e em que reconhecemos o papel de Santarém, na história de Portugal”.

Trata-se de uma obra literária que destaca D. Afonso Henriques, o nosso primeiro Rei, “O Conquistador”, a sua relação com o Exército e cujas virtudes militares e pessoais (Coragem, Honra, Lealdade e Disponibilidade) determinaram a sua escolha como Patrono do Exército.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.