Tomar recebeu a apresentação do livro “De Alcácer Quibir às Cortes de Tomar – Visão sinóptica da crise de 1578-1580”, de José Manuel Arsénio, no sábado, dia 11 de Novembro, no salão nobre dos Paços do Concelho.

De origem tomarense, o autor, embaixador jubilado, tem neste o seu primeiro livro sobre História de Portugal, depois de vários onde abordou questões relacionadas com política internacional. A obra foi publicada pela Esfera do Caos, representada na cerimónia pelo seu editor, Victor Raquel.

Coube ao presidente da Câmara Municipal, Hugo Cristóvão, fazer a apresentação do livro, de que destacou tratar-se de uma obra de síntese do que aconteceu nos dois anos que mediaram entre a morte de D. Sebastião e a subida ao trono de um novo rei, Filipe II de Espanha, que seria D. Filipe I de Portugal, entronizado precisamente nas cortes de Tomar. Um livro que, embora breve, é marcado por uma escrita que convida à leitura e que convoca episódios de intrigas palacianas, por vezes caricatos mas sempre reveladores das grandes tensões que se viveram nesse período.

O autor revelou que a escolha do tema deste livro não foi fortuita e teve, de facto, como objetivo, homenagear a cidade de Tomar que, independentemente da conotação negativa atribuída aos reinados filipinos e das circunstâncias sanitárias que impediram a realização das cortes em Lisboa, se revela ao ser escolhida como um dos mais importantes centros estratégicos nacionais da época. Ademais, acrescentou que chegou a estar prevista para Tomar mais uma reunião das cortes durante o tempo dos Filipes, embora acabasse por não se realizar.

Optou, assim, por se distanciar um pouco da temática da obra e abordar, também sinopticamente, os momentos mais importantes da História de Tomar desde a sua escolha para bastião templário até aos nossos dias.

Leia também...

Galeria Municipal do Entroncamento recebe Exposição Coletiva de Pintura de Sidney Cerqueira e Mimba Art Gallery

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe, entre os dias 24 de Setembro e 6 de outubro, a Exposição Coletiva de Pintura de Sidney Cerqueira…

Correio do Ribatejo: 132 anos de informação e de compromisso com a verdade das palavras

O Jornal Correio do Ribatejo assinalou ontem, sábado, dia 15 os 132 anos da sua fundação, reconhecendo personalidades e instituições que têm trabalhado em…

Municipais de Santarém debaixo de fogo: Vídeo polémico pode acabar nas malhas da justiça

Os bombeiros Municipais de Santarém ponderam apresentar queixa no Ministério Público contra os autores de um vídeo que se tornou viral nas redes sociais…

Santarém: Comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos vão reconstituir acontecimentos de 1974

Na madrugada de 24 para 25 de Abril, o percurso feito pela coluna militar de Salgueiro Maia vai ser reconstituído. Este é um dos…