O livro ‘Santa-Bárbara, Capista de Zeca’ foi apresentado no passado dia 4 de Maio no Centro Cultural e Regional de Santarém/Fórum Actor Mário Viegas, na presença do autor, Abel Soares da Rosa, e do designer homenageado nesta obra, lançada a nível nacional no último mês de Novembro.

Esta obra inédita, reúne ao longo de 136 páginas estórias e imagens que viriam a dar origem às capas definitivas dos discos do homem que escreveu uma das músicas que seriam imprescindíveis na concretização do golpe de Estado do dia 25 de Abril de 1974: ‘Grândola Vila Morena’.

Da amizade entre José Santa-Bárbara e o compositor e cantor, José Afonso, nasceram nove capas álbuns, hoje considerados essenciais na música portuguesa. O processo de criação foi recordado pelo autor das capas e pelo autor do livro, que lembraram diversos episódios relacionados com a obra de Zeca Afonso perante a censura exercida pelo regime fascista do Estado Novo.

Cada uma destas nove capas tem uma história, esboços, provas, documentos, as fotografias de Patrick Ullmann durante as gravações dos discos, edições nacionais e internacionais com a criatividade do artista, os estudos e as fontes de inspiração. Em suma, a fascinante história das imagens que povoaram parte da obra discográfica de José Afonso e a sua utopia.

O curioso e singular título desta obra – Santa-Bárbara Capista de Zeca – provém de um artigo no Jornal Musicalíssimo, de Novembro de 1972, em que o jornalista, poeta, autor e criativo Fernando Assis Pacheco apelidou José Santa-Bárbara desta forma, a propósito da edição do álbum Eu Vou Ser Como a Toupeira. Este livro tem música: o leitor pode aceder através de código QR e ouvir as novas edições remasterizadas dos álbuns de José Afonso.

A sessão incluiu ainda uma actuação de Vítor Sarmento, denominada ‘Ao Gosto do Zeca’, na qual o músico recordou algumas das mais emblemáticas músicas de Zeca Afonso, e terminou com o jantar solidário, ‘Tempero à Mesa’.

Leia também...

E, daqui a pouco, é Natal

Tenho a sensação – e sei que é apenas isso – de que o tempo está a correr depressa demais. Atrás de anos, anos…

MP arquivou processos em que era visado ex-presidente da Câmara do Cartaxo Paulo Caldas

O Ministério Público (MP) decidiu arquivar processos em que foi averiguada uma possível prática dos crimes de corrupção e de abuso de confiança contra…

Teresa Lopes Moreira completaria hoje 59 anos de idade

A administradora do ‘Correio do Ribatejo’ Teresa Lopes Moreira completaria hoje, 23 de Setembro, 59 anos de idade. Faleceu a 25 de Abril de…

Município de Torres Novas apresenta documentário sobre o rio Almonda

No próximo dia 30 de setembro, segunda-feira, pelas 18 horas, decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, a apresentação do documentário «Almonda,…