Uma peça da colecção do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, a locomotiva a vapor CP 238, vai estar no centro de uma instalação artística nos Nirvana Studios, situados no concelho de Oeiras (Lisboa), anunciou o museu.

Em comunicado, o Museu Nacional Ferroviário (MNF) afirma que o projecto “Loco’Motive”, desenvolvido com a companhia Custom Circus, que criou os Nirvana Studios – Centro Cultural Alternativo num antigo quartel militar adquirido em 2004, visa “levar a valorização da cultura e património ferroviários a cada vez mais públicos”.

A locomotiva encontrava-se num “avançado estado de deterioração” que “já não permitia o restauro museológico (ou seja, a restituição das suas características físicas de acordo com as práticas técnicas e científicas específicas na área da Museologia)”, sendo o projecto uma forma de divulgar o património ferroviário, “sensibilizando os diferentes públicos para a necessidade da sua preservação e divulgação”, afirma a nota.

“Esta intervenção de cariz artístico e plástico permitirá devolver a dignidade a esta histórica peça”, sublinha.

A curadoria será assegurada por Silvana Bessone, directora do Museu Nacional dos Coches e Presidente do Conselho Consultivo da Fundação Museu Nacional Ferroviário.

O projecto, no âmbito das parcerias que o MNF tem vindo a desenvolver para “recuperar, valorizar e tornar acessível o espólio à sua guarda”, conta com os apoios da CP, da Infraestruturas de Portugal e das câmaras municipais do Entroncamento e de Oeiras, entre outras instituições e empresas.

Segundo o MNF, a obra “Loco’Motive” interliga a arqueologia industrial com o imaginário ‘Steampunk’ (subcultura urbana ligada às tecnologias da era do vapor), indo integrar a galeria ‘outdoor’ dos Nirvana Studios, “uma vasta colecção que disponibiliza gratuitamente aos visitantes, 365 dias por ano, a visualização presencial ou digital de mais de noventa peças realizadas pela companhia, oriundas dos seus espetáculos, tournées, cenários, vídeos e exposições”.

“O ‘Loco’Motive’ apresenta-se ainda enquadrado num projecto mais abrangente que interliga a ficção especulativa, performativa e literária dos Custom Circus e que permitirá prolongar a vida e memória da Locomotiva CP 238”, afirma a nota.

“Devidamente enquadrada nesta comunidade artística, protegida e exposta de forma panorâmica, este elemento central de revolução industrial será uma obra tridimensional que ajudará a transmitir o legado deste período histórico às futuras gerações. A peça estará acessível ao público com informação relativa ao seu percurso histórico, convidando todos para uma visita ao Museu Nacional Ferroviário”, acrescenta.

A locomotiva foi já uma das protagonistas do segundo livro da série Custom Circus, “Raus Human”, e do tema “Pagan Vice”, da banda sonora original do espectáculo “Absurdium”, sendo que “brevemente, desempenhará o principal papel no registo televisivo Loco’motive, um documentário realizado pela produtora Action 300 que acompanhará todas as etapas do projeto, até ao culminar do evento inaugurativo que será programado em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras”.

A Custom Circus, companhia de teatro e cultura transdisciplinar criada em 1996, realiza eventos alternativos e espectáculos multimédia tendo como base a estética ‘Dieselpunk’ e ‘Steampunk’, tendo criado os Nirvana Studios, em Oeiras, onde tem colaborado com inúmeros artistas.

O projeto “Loco’Motive” pode ser acompanhado nas redes sociais do Museu Nacional Ferroviário, dos Nirvana Studios e da Custom Circus, afirma a nota do MNF.

Leia também...

Surto no Centro de Apoio a Deficientes em Fátima com 30 infectados

Um surto do novo coronavírus no Centro de Apoio a Deficientes Profundos…

“A Vinha e o Vinho” são o destaque na FNA 2019 de 8 a 16 de Junho

O Presidente da República abre, dia 8 de Junho, a 56.ª Feira…

População de Pernes indignada com “ar irrespirável” proveniente de suiniculturas

A população de Pernes está indignada com o “cheiro nauseabundo” que torna…

Abrantes aprova reposição de 25 dias úteis de férias aos trabalhadores

A Câmara de Abrantes aprovou por unanimidade a reposição dos 25 dias…