Após mais de uma década encerrada, a Igreja de São João de Alporão, em Santarém, reabriu as suas portas hoje, pelas 15h30, depois de uma cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro Luís Montenegro. 

A reabertura deste monumento acontece após um longo e minucioso processo de requalificação, necessário devido aos graves problemas estruturais que motivaram o seu encerramento em Março de 2012. Na altura, a autarquia tomou a decisão de fechar o espaço ao público por razões de segurança, após a queda de fragmentos da cabeceira da igreja, pondo em risco a integridade de visitantes e funcionários.

Com verbas comunitárias disponíveis, cerca de 800 mil euros, e o apoio do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, foi possível avançar com um plano de reabilitação faseado. Este incluiu a substituição da cobertura, melhorias no sistema de drenagem e a instalação de redes de protecção no interior, para evitar eventuais desprendimentos de pedra.

Para João Teixeira Leite, este esforço conjunto é um reflexo do compromisso do município em preservar o património histórico: “Esta reabertura é um marco no nosso trabalho contínuo para valorizar o legado de Santarém”, afirmou.

Um novo destino cultural no coração de Santarém

A partir de hoje, 22 de Novembro, a Igreja de São João de Alporão passa a estar aberta diariamente, permitindo aos visitantes e à comunidade local redescobrir este símbolo da herança escalabitana. A igreja será um ponto de encontro para actividades culturais, que visam dinamizar o centro histórico e atrair novos públicos à cidade.

Mas, segundo o autarca, o impacto desta reabertura vai além da conservação do edifício. É uma oportunidade para revitalizar o turismo local, numa altura em que Santarém procura afirmar-se como um destino de referência no circuito do turismo cultural em Portugal.

Intervenções e Restauros

Primeiro restauro do edifício entre 1877-1882, realizado pela Junta Geral do Distrito. Em 1932-36, foi levada a cabo uma segunda campanha de restauro, pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

Ao longo dos anos 70/80 a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) efectuou pequenos restauros no edifício. E, em 1889 a Igreja de São João de Alporão abriu ao público como museu, após uma das primeiras obras de conservação e restauro realizadas em Portugal.

Em 1992 foi remodelado o espaço museológico e executaram-se, consequentemente, obras de restauro, pela Divisão dos Núcleos Históricos.

A 9 de Março de 2012, a autarquia tomou a decisão de encerrar preventivamente o espaço ao público por uma questão de segurança dos funcionários e dos visitantes depois de ter ruido um pedaço da cabeceira da igreja.

Leia também...

“A JMJ marca uma nova fase da presença da Igreja na sociedade portuguesa”

No rescaldo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Correio do Ribatejo…

Festival Internacional de Balonismo regressa a Coruche

O Festival Internacional de Balonismo de Coruche, que teve a sua primeira…

Politécnico de Santarém recebe Atletas da 15ª Volta a Portugal em Bicicleta de Cadetes Masculinos e 2ª Volta a Portugal Feminina Sub-19

O Politécnico de Santarém voltou a receber e a acomodar, pelo terceiro…

Presença na final dos Jogos de Paris2024 será uma vitória para o cavaleiro Ribatejano Duarte Seabra

A conquista de uma presença na final do concurso de obstáculos dos…