Muitos aficionados assistiram na passada sexta-feira ao colóquio promovido pela Tertúlia “Festa Brava”, levada a efeito na sede da Junta de Freguesia de Azambuja, tendo sido orador o empresário Dr. Luís Miguel Pombeiro, que dissertou sobre a sua experiência na gestão taurina à frente das praças de toiros do Campo Pequeno e de Azambuja. 

O orador referiu-se à importância do toiro e do forcado e disse que a gestão taurina é muito difícil e distinta de outros âmbitos, posto que no caso concreto da tauromaquia há sempre muitos imponderáveis, o que agrava o aspecto do risco inerente à actividade empresarial.

Abordando as circunstâncias excepcionais em que desempenha a gestão do Campo Pequeno, tendo pouca autonomia em relação ao respectivo calendário, acentuou a necessidade de os aficionados portugueses olharem para esta praça com outro sentimento, pois do sucesso da temporada lisboeta poderá resultar o engrandecimento da tauromaquia em Portugal, num tempo em que mobilização sectária contra a Festa Brava está tão activa.

Nesta conformidade, Luís Miguel Pombeiro referiu a aposta na captação de um público jovem, pelo que foram postos à venda cerca de 1.400 bilhetes a 12.50 euros, pois é importante responder à crítica de que o espectáculo taurino é apreciado sobretudo pelas pessoas do interior do país e mais idosas. A sua aposta no Campo Pequeno passa pela apresentação de cartéis importantes, com toureiros que despertem o interesse dos aficionados, mas não é desejável entrar em loucuras, pois a margem é muito estreita e o espectáculo taurino tem de se pagar a si mesmo, uma vez que é agravado pela incidência do IVA à taxa máxima e não tem qualquer apoio estatal, ao contrário de grande parte dos restantes espectáculos culturais.

Francisco Potier moderou um interessante debate, no qual intervieram alguns dos aficionados presentes, após o que o convívio prosseguiu durante um jantar servido na sede da Tertúlia “Festa Brava”, sita na Rua do Matadouro, em Azambuja.

Leia também...

Caminhada alerta para perigos da Obesidade

O CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo, através da sua Unidade de Diabetes e Obesidade, organiza no próximo domingo, 22 de Maio, a…

Santarém Arena 2018 uma janela para o Mundial de Futebol com muita animação no apoio à Selecção

O Mundial de Futebol 2018, que se realiza de 14 de Junho a 15 de Julho, vai ter ligação directa no Jardim da Liberdade,…

Cartaxo vai ter trotinetes eléctricas

As trotinetes vão estar disponíveis a partir do dia 18 de Abril. Os utilizadores deverão ser maiores de 18 anos e inscrever-se na App…

Mais de 50 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio…