A Assembleia Municipal de Mação aprovou, com os votos favoráveis do PSD e abstenção do PS, um orçamento de 12,8 milhões de euros para 2022, uma redução de 6.5 por cento face à verba de 2021 (13,7 milhões de euros).

Em comunicado a que a Lusa teve hoje acesso, o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela (PSD), salienta que este orçamento é o “primeiro de um novo ciclo que se inicia” e que o mesmo será, “seguramente, alvo de revisão em alta, fruto da incorporação, entre outros, dos valores do saldo de gerência do ano em curso, superior a três milhões de euros”, bem como do “reforço de verbas provenientes dos fundos comunitários e de um eventual financiamento bancário”.

Em declarações à Lusa, Vasco Estrela especificou que os 11 eleitos do PSD votaram a favor, assim como o deputado municipal da Junta de Freguesia de Amêndoa (independente). Dos nove eleitos da bancada do PS, sete abstiveram-se e dois votaram favoravelmente.

Sublinhando que o orçamento “reflecte a incerteza de ainda não ter sido aprovado o Orçamento do Estado para 2022” e que “a pandemia de covid-19 continuará a ser uma realidade que poderá implicar várias alterações, no plano e na vida de todos”, o autarca refere ainda na nota que o documento é “marcado por uma grande abrangência de acções, justo e equilibrado face à população e à sua heterogeneidade”.

São seis as grandes áreas estratégicas com destaque no plano plurianual de investimentos, nomeadamente a Ação Social e Saúde (com uma dotação de 340 mil euros), Educação (496 mil euros), Floresta (900 mil euros), Cultura (472 mil euros), Desporto, Recreio e Lazer (1,2 milhões de euros) e Turismo (143 mil euros).

No que respeita à Ação Social e Saúde, áreas que o presidente da Câmara de Mação considera de “importância extrema” e em que se vai consubstanciar a assunção das transferências de competências, são destacadas duas prioridades: a procura de solução para a carência de lugares da creche e a implementação da Estratégia Local de Habitação, aliada à reavaliação e reforço dos apoios sociais existentes.

Nas áreas da Educação, onde a descentralização de competências “será também uma realidade”, e da Cultura, está prevista a oferta de livros e cadernos de actividades, a requalificação da escola sede e do pavilhão municipal, a criação do Núcleo Museológico de Envendos, a efectivação do Arquivo Municipal, reabilitação do piso térreo do Museu Municipal e a elaboração da Monografia e da Carta Cultural do concelho de Mação.

No Turismo, o foco é a reabilitação da Praia Fluvial de Ortiga, a edificação de uma zona de ‘bungalows’ e autocaravanas nas praias fluviais de Carvoeiro e de Cardigos, bem como a construção de uma zona de lazer em Barca da Amieira.

Por unanimidade, a Assembleia Municipal de Mação tinha tinha aprovado a taxa de 0,3 por cento para o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar a prédios urbanos em 2022, com uma dedução fixa de 20 euros para agregados familiares com um dependente, 40 euros para dois dependentes e 70 euros para três ou mais dependentes.

Foi ainda aprovada a subida de 2,5 por cento para 4 por cento da participação variável no IRS a liquidar em 2022, relativamente aos rendimentos dos munícipes do ano de 2021.

A isenção da taxa de derrama continua a ser válida apenas para pessoas colectivas com sede fiscal no concelho. Para as empresas que não têm sede social em Mação foi novamente aprovado o lançamento de uma taxa de derrama de 1,5 por cento sobre o lucro tributável.

No âmbito da política fiscal proposta para o ano 2022, foi também aprovada por unanimidade a devolução do montante pago em IMI às associações culturais, desportivas e recreativas do concelho, bem como a proposta de devolução do dobro de montante pago em IMI às entidades gestoras de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF).

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.