A Câmara Municipal de Mação decidiu não distribuir no Natal os tradicionais pinheiros naturais resultantes da limpeza da floresta, como tem vindo a fazer ao longo dos anos, devido à devastação de cerca de 90% da floresta do concelho nos incêndios de 2017 e 2019.

Numa nota publicada, a autarquia explica que a situação acontece por não existirem “áreas verdes significativas onde seja possível efectuar este tipo de operação”.

A oferta por parte do município acontece desde 2007 e tem por objectivo sensibilizar os proprietários para a limpeza da floresta, com a necessidade da retirada de árvores em excesso. Para além da sensibilização, esta era uma forma de particulares e comerciantes de todo o concelho enfeitarem uma árvore de Natal à sua porta, assinalando assim a quadra e conferindo um outro brilho às ruas e localidades.

Apesar desta medida a autarquia diz esperar “retomar, quando tal for possível, esta tradição que já tem mais de uma década no nosso município” e adianta que está a preparar a quadra natalícia com diversas actividades para abrilhantar o concelho.

Leia também...

João Manzarra apela à adopção de cães abandonados em Santarém

João Manzarra, conhecido apresentador de televisão, esteve esta sexta-feira, 15 de Novembro, em Santarém, onde lançou um apelo nas redes socais para a adopção…

União de Santarém soma mais um ponto na luta pela manutenção

A União Desportiva de Santarém (UDS) empatou a três frente à equipa do SC Caldas, no Campo Chã das Padeiras, em Santarém, em jogo…

Dois homens detidos por furto de pinhas em Pontével

Dois homens, de 31 e 51 anos, foram detidos na passada terça-feira, 19 de Fevereiro, por furto de pinhas num campo agrícola, em Pontével,…

Jovem fica em prisão preventiva por tráfico de droga

Militares da GNR do Posto Territorial de Benavente detiveram ontem, 17 de Janeiro, um homem com 21 anos, por tráfico de estupefacientes. Em comunicado,…