A Câmara Municipal de Mação decidiu não distribuir no Natal os tradicionais pinheiros naturais resultantes da limpeza da floresta, como tem vindo a fazer ao longo dos anos, devido à devastação de cerca de 90% da floresta do concelho nos incêndios de 2017 e 2019.

Numa nota publicada, a autarquia explica que a situação acontece por não existirem “áreas verdes significativas onde seja possível efectuar este tipo de operação”.

A oferta por parte do município acontece desde 2007 e tem por objectivo sensibilizar os proprietários para a limpeza da floresta, com a necessidade da retirada de árvores em excesso. Para além da sensibilização, esta era uma forma de particulares e comerciantes de todo o concelho enfeitarem uma árvore de Natal à sua porta, assinalando assim a quadra e conferindo um outro brilho às ruas e localidades.

Apesar desta medida a autarquia diz esperar “retomar, quando tal for possível, esta tradição que já tem mais de uma década no nosso município” e adianta que está a preparar a quadra natalícia com diversas actividades para abrilhantar o concelho.

Leia também...

Incêndio na zona de restauração do W Shopping fecha piso 2

Um incêndio num restaurante do W Shopping obrigou ao fecho do piso 2 durante a manhã deste sábado, 9 de Novembro, em Santarém. As…

Almeirim recebe Festival Internacional de cinema em Novembro

A primeira edição do festival internacional de cinema “3in1 Film Fest” de Almeirim vai decorrer de 22 a 24 de Novembro e exibir 64…

Agrária de Santarém assinala 131 anos perspectivando o futuro

Numa história de vida ímpar, a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) tem marcado de forma indelével o ensino das Ciências Agrárias no país…

Trabalhador morre atingido por eucalipto

Um trabalhador agrícola foi atingido fatalmente por eucalipto na tarde de segunda-feira, 14 de Setembro, numa propriedade na freguesia de Parreira, concelho da Chamusca.…