A Câmara Municipal de Mação decidiu não distribuir no Natal os tradicionais pinheiros naturais resultantes da limpeza da floresta, como tem vindo a fazer ao longo dos anos, devido à devastação de cerca de 90% da floresta do concelho nos incêndios de 2017 e 2019.

Numa nota publicada, a autarquia explica que a situação acontece por não existirem “áreas verdes significativas onde seja possível efectuar este tipo de operação”.

A oferta por parte do município acontece desde 2007 e tem por objectivo sensibilizar os proprietários para a limpeza da floresta, com a necessidade da retirada de árvores em excesso. Para além da sensibilização, esta era uma forma de particulares e comerciantes de todo o concelho enfeitarem uma árvore de Natal à sua porta, assinalando assim a quadra e conferindo um outro brilho às ruas e localidades.

Apesar desta medida a autarquia diz esperar “retomar, quando tal for possível, esta tradição que já tem mais de uma década no nosso município” e adianta que está a preparar a quadra natalícia com diversas actividades para abrilhantar o concelho.

Leia também...

Centro Joaquim Veríssimo Serrão distingue trabalhos de investigação

O Júri dos Prémios do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), em reunião realizada naquele Centro, no passado dia 18 de Junho, decidiu…

Alunos do Ensino Superior regressam às aulas presenciais gradualmente a 4 Maio

As universidades e institutos politécnicos têm duas semanas para se preparar para a possibilidade de recomeçar as aulas presenciais no início de maio, segundo…

Presidente do Novo Banco na NERSANT para conhecer realidade empresarial do distrito

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém recebeu no dia 22 de Setembro na sua sede em Torres Novas, o presidente do…

Polícia Judiciária investiga morte de jovem que caiu de um terceiro andar

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar as circunstâncias da morte de um jovem que caiu de um terceiro andar na tarde de segunda-feira,…