O município de Mação concluiu a reabilitação do edifício do antigo quartel dos bombeiros e a instalação de um Centro de Atividades Ocupacionais, a par de um lar residencial para pessoas com deficiência.

O espaço, que foi inaugurado no sábado, representou um investimento na ordem dos 1,25 ME, dos quais 900 mil euros suportados pela autarquia e o restante com apoio do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).

O projecto vai ser dinamizado através de um protocolo estabelecido com o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA).

“É um momento extraordinariamente importante porque assinala a reabilitação de um edifício emblemático no centro histórico, que contou com o apoio do PARU para a sua requalificação e poder destiná-lo a um projecto de cariz social”, disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Mação.

Vasco Estrela (PSD) também salientou a importância deste projecto pela “envergadura que tem em termos sociais, económicos, e pela criação de emprego que o mesmo irá representar”.

O CAO – Centro de Atividades Ocupacionais para Pessoas e Jovens Deficientes em Mação -, e o lar residencial poderão incluir “até cerca de 40 utentes e gerar 20 novos postos de trabalho”, disse o autarca, tendo referido que o espaço é inaugurado no sábado e “estará a funcionar a 100% no início de Setembro”.

A intenção do município, que agora se concretiza, resulta de um protocolo assinado em Julho de 2017 com o CRIA para que o concelho de Mação ganhasse esta valência, uma vez que cerca de duas dezenas de utentes são transportados diariamente para Abrantes, a cerca de 30 quilómetros, para poderem ser acompanhados por profissionais.

Pretende-se que seja “um centro onde os jovens estarão no seu dia-a-dia, alguns só em dia, e outros que viverão lá eternamente ou muito perto disso”, entendendo Vasco Estrela que “é um projecto “estruturante” e que tem a “mais-valia de ser no centro da vila”.

Leia também...

“Corra o ano como correr, o mês de agosto há-de aquecer…” por Ricardo Segurado

Inicio de agosto. Temperaturas altas. De acordo com os dados conhecidos, vivemos este ano o mais seco desde que há registos. Se as chuvas…

Bispo de Leiria-Fátima quer peregrinos como “agentes de transformação” do mundo

O bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, apelou hoje a que os peregrinos de Fátima sejam “agentes de transformação” do mundo, lembrando que as aparições…

Bispo aponta acção social como “dimensão fundamental” da Igreja

D. José Traquina, bispo de Santarém, considera que a acção social é uma dimensão da Igreja que “não pode ser secundarizada” e que a…

Santarém apresenta Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

A Câmara Municipal de Santarém apresentou esta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), um documento…