Foto ilustrativa

O mau tempo e o aumento dos caudais libertados pelas barragens espanholas mantêm hoje 36 vias de comunicação afetadas no distrito de Santarém, com cortes, submersões e condicionamentos em vários concelhos, informou hoje a Proteção Civil.

Em comunicado, o Comando Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para um cenário com tendência para caudais elevados nos próximos dias, referindo ainda que se registou “um aumento dos valores debitados pelo conjunto das barragens”, tendo existido, no entanto, “algumas oscilações”.

No concelho de Coruche estão submersas várias vias, incluindo o desvio da Ponte da Escusa (Couço–Coruche), ligações da EN114 à EN251, da EN114‑3 à EN119, assim como zonas ribeirinhas devido ao galgamento da margem esquerda do rio Sorraia.

No Cartaxo encontram‑se submersas a EN114‑2 entre Setil e a Ponte do Reguengo e a EN3‑2, entre Reguengo e Valada, que permanece interditada.

Em Santarém estão cortadas ou submersas múltiplas vias, nomeadamente a EN365‑4 (Ponte de Alcaides), a Ponte do Celeiro, a Ponte do Alviela (EN365) entre Pombalinho e Vale de Figueira, além da Estrada do Campo, em Vale de Figueira. A Proteção Civil assinala ainda a cedência de um talude na estrada de acesso a Alfange.

A situação afeta igualmente a Golegã, onde está submersa a estrada dos Lázaros e se encontram inundados vários campos agrícolas nas freguesias da Golegã, Azinhaga e Pombalinho.

Em Salvaterra de Magos está submersa a estrada entre Marinhais e Foros de Salvaterra, conhecida como Estrada do Paúl. Em Rio Maior estão interditas vias municipais nas zonas de Lobo Morto, Pé da Serra, Marmeleira, São João da Ribeira e Valbom.

Em Alpiarça está cortada a EN368 entre Alpiarça e Tapada e no concelho da Azambuja registam‑se várias vias submersas e acessos cortados, incluindo a ligação à localidade de Maçussa e a estrada Azambuja–Virtudes, bem como a cedência de taludes do rio Ota na zona de Vila Nova da Rainha.

Em Benavente está submersa a estrada municipal 1456 entre a sede de concelho e a Reta do Cabo. Em Torres Novas está submersa a Estrada Municipal 570 e a Quinta do Paul do Boquilobo encontra‑se isolada devido ao galgamento do rio Almonda. Em Vila Nova da Barquinha está submerso o cais do Almourol.

A Proteção Civil alerta para a possibilidade de inundações urbanas, cheias rápidas, instabilização de taludes e deslizamentos, bem como piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água.

Como medidas de proteção, as autoridades recomendam a retirada de equipamentos agrícolas e animais de zonas habitualmente inundáveis, evitar atravessar vias submersas e manter a população atenta às indicações das autoridades e à informação meteorológica oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Festa do Vinho regressa ao Cartaxo

A Festa do Vinho do Cartaxo tem inauguração marcada para as 19h00 do dia 28 de Abril, sexta-feira, com a actuação de Acrodance, do…

Sete concelhos de quatro distritos em risco máximo de incêndio

 Sete concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e…

Santarém promove concerto de ano novo solidário com Orquestra Filarmónica Portuguesa

O Município de Santarém vai promover o tradicional Concerto Solidário de Ano Novo, no dia 6 de Janeiro, às 18 horas, no grande auditório…

Bilhetes para o ‘Santarém Summer Fest’ a partir de 10 euros

O “Santarém Summer Fest”, evento que traz no próximo dia 14 de Agosto a artista brasileira Ludmilla à cidade escalabitana, terá bilhetes a partir…