O Encontro Regional de Exploradores (ERE) da Região de Santarém reuniu, nos passados dia 5 e 6 de Março, 407 exploradores e 78 dirigentes de 27 agrupamentos da do distrito de Santarém.

A actividade girou em torno da descoberta dos mistérios de Gravity Falls, uma conhecida série de desenhos animados, bastante apreciada pelos exploradores, que serviu de mote aos participantes para viveram grandes aventuras, com o intuito de desvendarem os mistérios de Gravity Falls.

Este ERE começou a ser preparado num Conselho de Guias Regional (Encontro dos Guias de Patrulha da Região), como nos diz a dirigente Ana Simões, da Base Regional, “assim, os Guias fizeram a ESCOLHA! O ERE teve como tema “Gravity Falls”. Escolheram também trabalhar o progresso, geocaching e a especialidade de fotógrafo”.

“No dia 5 de Março, pelas 8h30, começaram a chegar os exploradores da Região ao Campo Escutista Castelo à Vista do Agrupamento 583 – Vila Nova da Barquinha, prontos a embarcar na “Aventura de Excaly em Gravity Falls””, reforça Ana Simões.

Após a chegada, iniciaram as montagens de campo, edificando uma alegre aldeia de tendas coloridas. Entre outras actividades, realizaram um jogo de vila e um jantar de competição, “um dos momentos em que os exploradores se empenharam”, segundo a Base Regional. Houve também lugar para o fogo de conselho, preparado e realizado pelos animadores das patrulhas e pelos chefes de subcampo.

No domingo, continuaram na descoberta dos mistérios e a desfrutar da alegria de estarem juntos, em jogo, e no regresso às grandes actividades. Depois de almoço, e já com o campo desmontado, despediram-se com a celebração da eucaristia e encerramento.

No ERE os exploradores juntaram-se ainda num gesto solidário para recolher tampas de plástico para a Beatriz, campanha que recebeu o apoio de muitos agrupamentos da Região de Santarém.

Na óptica dos exploradores, este encontro também se revelou um sucesso. Entre os favoritos ficam o jogo de sábado, como nos diz o Dinis Rodrigues do agrupamento 1213 – São João da Ribeira, “O raid foi bom, começamos logo pelo caminho errado, tivemos de fazer um percurso maior. Depois os jogos eram divertidos, gostei da dinâmica de andarmos por aí sem saber para onde íamos porque não tínhamos o mapa. Tínhamos de andar à procura de jogos através de papéis afixados”.

O explorador Manuel Costa do agrupamento 52 – Santarém diz-nos: “A atividade, até agora, está a correr muito bem. O jantar [de competição] ao início parecia que ia dar para o torto mas depois a comida ficou boa. A atividade que eu mais gostei, dos dois dias, foi o raid que fizemos.”

Nas palavras do Santiago, explorador do agrupamento 593 – Riachos, este Encontro Regional de Exploradores resume-se em duas palavras: “O melhor!”.

Leia também...

Percurso de 15 dias pelo rio uniu comunidades ribeirinhas numa “partilha cultural e identitária”

Após dois anos de interregno, voltou a cumprir-se, em 2022, o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, que avançou para a sua oitava edição,…

Arsenal de guerra encontrado em Coruche

Várias armas de calibre de guerra e explosivos foram encontrados no açude do Monte da Barca, concelho de Coruche, na tarde de quarta-feira, 31…

Ex-autarca de Benavente António José Ganhão julgado em setembro por corrupção

O anterior presidente da Câmara de Benavente, António José Ganhão, e mais quatro arguidos, começam a ser julgados em Setembro por corrupção e prevaricação…

Incêndios: Mais de 80 concelhos em perigo máximo

Mais de 80 de concelhos do interior norte e centro e Algarve continuam hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português…