O concelho da Chamusca já tem mais de 850 pessoas vacinadas contra a Covid-19 e mais de um terço já recebeu a 2ª dose. Segundo os dados do ACES Lezíria, até 11 de Março, já foram vacinadas 856 pessoas, das quais 543 receberam apenas a 1ª dose e 313 já receberam as duas doses.

Em comunicado, a autarquia da Chamusca refere que decorrem dois tipos de vacinação, para diferentes grupos prioritários. A vacina da Pfizer está a ser aplicada aos grupos de risco, com idade mais avançada. Simultaneamente, está a ser inoculada a vacina da Astrazeneca a grupos de população com menos de 65 anos de idade mas que estejam incluídos em grupos de risco com patologias graves, como por exemplo, doentes oncológicos e doentes cardíacos.

“O Município da Chamusca acompanha diariamente este processo apoiando na logística quando necessário, nomeadamente, tendo colaborado no início do processo com a instalação de estruturas de apoio à vacinação, no interior e no exterior da USF Chamusca. O município tem apoiado ainda no transporte de utentes que necessitem de se deslocar das freguesias para a vacinação na USF Chamusca, num esforço de articulação direta entre a autarquia e as juntas de freguesia”, lê-se na mesma nota.

A autarquia destaca que apesar deste apoio, que irá manter até ser necessário, é “sempre aconselhável que sejam elementos do agregado familiar a acompanhar a deslocação dos seus entes ao posto de vacinação, pois trata-se de um processo que exige a descrição do historial clínico anterior e das respectivas patologias”.

A campanha de vacinação é da responsabilidade da autoridade de saúde e segue o definido pelo Programa de Vacinação contra a Covid-19.

Leia também...

Unidade Local de Saúde da Lezíria acolhe novos enfermeiros

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS da Lezíria) acolheu hoje, dia 16 de setembro, mais 14 novos enfermeiros que irão desempenhar funções…

Município de Torres Novas aumenta desfibrilhadores em equipamentos municipais

A Câmara de Torres Novas aumentou de quatro para 18 o número de desfibrilhadores automáticos externos em equipamentos públicos e capacitou mais de uma centena…

ULS Lezíria reúne cuidados hospitalares e cuidados primários 

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) recebeu, no passado dia 18 de Janeiro, a primeira reunião que envolveu coordenadores das unidades funcionais dos cuidados…

Miguel Castanho defende alívio das restrições só quando baixar mais incidência e número de mortos

O investigador Miguel Castanho considerou hoje que ainda é cedo para aliviar as restrições nesta fase da pandemia, defendendo ser necessário ter valores “bastante…