O concelho da Chamusca já tem mais de 850 pessoas vacinadas contra a Covid-19 e mais de um terço já recebeu a 2ª dose. Segundo os dados do ACES Lezíria, até 11 de Março, já foram vacinadas 856 pessoas, das quais 543 receberam apenas a 1ª dose e 313 já receberam as duas doses.

Em comunicado, a autarquia da Chamusca refere que decorrem dois tipos de vacinação, para diferentes grupos prioritários. A vacina da Pfizer está a ser aplicada aos grupos de risco, com idade mais avançada. Simultaneamente, está a ser inoculada a vacina da Astrazeneca a grupos de população com menos de 65 anos de idade mas que estejam incluídos em grupos de risco com patologias graves, como por exemplo, doentes oncológicos e doentes cardíacos.

“O Município da Chamusca acompanha diariamente este processo apoiando na logística quando necessário, nomeadamente, tendo colaborado no início do processo com a instalação de estruturas de apoio à vacinação, no interior e no exterior da USF Chamusca. O município tem apoiado ainda no transporte de utentes que necessitem de se deslocar das freguesias para a vacinação na USF Chamusca, num esforço de articulação direta entre a autarquia e as juntas de freguesia”, lê-se na mesma nota.

PUBLICIDADE

A autarquia destaca que apesar deste apoio, que irá manter até ser necessário, é “sempre aconselhável que sejam elementos do agregado familiar a acompanhar a deslocação dos seus entes ao posto de vacinação, pois trata-se de um processo que exige a descrição do historial clínico anterior e das respectivas patologias”.

A campanha de vacinação é da responsabilidade da autoridade de saúde e segue o definido pelo Programa de Vacinação contra a Covid-19.

PUBLICIDADE
Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Transmissão comunitária preocupa autarcas de Santarém

Os autarcas de Santarém estão apreensivos com a evolução negativa da situação…