Foto de arquivo
Foto de arquivo

O incêndio nos concelhos de Vila de Rei e Mação consumiu mais de 9.500 hectares de florestais, cerca de metade da área ardida deste ano, segundo o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).

O EFFIS, do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia, que apresenta as áreas ardidas cartografadas em imagens de satélite, indica que o incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, e que se propagou ao concelho de Mação, já em Santarém, consumiu 9.631 hectares, aproximadamente a área da cidade de Lisboa.

O fogo foi dado como dominado, na terça-feira, 23 de Julho, mas mantiveram-se no terreno os mais de 1000 operacionais e oito meios aéreos.

Os dados do EFFIS mostram também que os incêndios florestais consumiram este ano 18.606 hectares de floresta, enquanto que a média da aérea ardida entre 2008 e 2018 foi de 24.622.

Os dados provisórios, disponíveis na página da internet do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), indicam que, entre 01 de janeiro e 23 de Julho, ocorreram 6.091 incêndios rurais, que provocaram 11.602 hectares de área ardida.

Leia também...

Árvore tomba em frente às instalações da Santa Casa de Santarém

Um árvore médio porte tombou na entrada de acesso aos serviços da Santa Casa da Misericórdia na tarde desta segunda-feira, 17 de Junho, em…

Morreu o bombeiro com mais anos de serviço de Salvaterra de Magos

A corporação de Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos perdeu esta terça-feira, 12 de Fevereiro, o chefe João Aleluia vítima de cancro. João Aleluia,…

Homem de 47 anos detido por cultivo de cannabis

Um homem de 47 anos foi detido em flagrante delito, na quinta-feira, 1 de Agosto, por cultivo de cannabis, em Abrantes. A GNR de…

Incêndios: Situação de alerta prolongada até terça-feira

A situação de alerta em Portugal continental foi prolongada até terça-feira, 21 de Julho, à noite devido às previsões meteorológicas para os próximos dias,…