Luís da Piedade Faria, natural de Santarém, filho de José Faria e Carolina Rios Vasques Faria, foi condecorado a título póstumo numa cerimónia realizada em 16 de Maio, no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, em Lisboa. E foi o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que entregou a sua filha, Sandra Faria, a Ordem da Liberdade – Grau de Grande-Oficial, outorga que manifestou o agradecimento nacional, ao então Capitão Luís Faria, pela sua abnegada missão de tentativa da mudança de um regime caduco e ditatorial.

Estávamos em 16 de Março de 1974, recordemo-lo, quando o Capitão de Instrução no Quartel das Caldas da Rainha saiu a caminho de Lisboa, com a sua Companhia, voltando ao mesmo Quartel por não se terem cumprido os objectivos.

Nessa tarde do 16 de Março ocorreu a rendição, “para que não se derramasse sangue entre as minhas tropas”, declarou posteriormente. Conduzido ao Forte da Trafaria, conjuntamente com outros oficiais revoltosos, esperava na prisão a passagem compulsiva ao foro civil, com entrega à PIDE.

Aguardava-o, assim, um futuro incerto, cerceando uma carreira militar digna e de entrega, tendo cumprido missões em Angola e Guiné, na Guerra do Ultramar/ Colonial. Felizmente que Abril/74

aconteceu, o país libertou-se com a “Revolução dos Cravos” e também se libertaram os militares presos após o revoltoso “Golpe das Caldas”.

O Capitão Luís Faria foi recebido em triunfo na sua terra natal, Santarém, em 27 de Abril de 1974, tendo sido o primeiro Comandante do Forte de Peniche, masmorra que fora de presos políticos, agora prisão de esbirros da PIDE.

Finalmente, Santarém perpetua na sua toponímia o nome do Capitão Luís da Piedade Faria, por indicação de António Veiga, da Junta de Freguesia de Salvador, sendo Presidente do Município José Miguel Noras.

Arnaldo Vasques

Leia também...

Corte no abastecimento de água no Cartaxo

A Cártágua – Águas do Cartaxo vai proceder a trabalhos de remodelação na rede de abastecimento na Rua Batalhoz, na Cidade do Cartaxo, entre…

JMJ: Voluntários levaram a Jornada a mais de 50 mil pessoas vulneráveis

Mais de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, integradas em 657 instituições de Santarém, Setúbal e Lisboa, foram visitadas por voluntários da Jornada…

BE questiona Governo sobre “situação precária” do Banco Português de Germoplasma Animal

O Bloco de Esquerda quer saber se o Governo vai fazer o reforço “urgente” do quadro de pessoal do Banco Português de Germoplasma Animal…

Rotary Clube de Santarém distingue Jovens Alunos com Prémios de Mérito Escolar

O Rotary Clube de Santarém voltou a distinguir a excelência dos jovens do concelho com a entrega anual dos Prémios Escolares, o mais antigo…