O deputado Manuel Afonso foi eleito, na sexta-feira, 31 de Janeiro, presidente da Comissão Política Concelhia de Santarém do Partido Socialista, com a única lista concorrente a obter 37 votos favoráveis, três brancos e dois nulos.

Manuel Afonso disse à Lusa que a sua lista surgiu na continuidade do seu antecessor, o antigo presidente da Câmara de Santarém (1992-2001) José Miguel Noras, eleito em 2018 presidente da concelhia socialista de Santarém, o qual acompanhou, sobretudo, nas acções desenvolvidas nas freguesias do concelho.

Num mandato que será marcado pela preparação para as eleições autárquicas de 2021, Manuel Afonso afirmou que esse trabalho já foi iniciado nas freguesias e que espera contar com o “apoio de todos para encontrar também pessoas na sociedade civil que amam Santarém e que possam integrar a lista para fazer algo diferente”, reconquistando para o PS um município perdido para o PSD em 2005.

“Santarém nos últimos anos parou no tempo, caiu no esquecimento”, disse, considerando que o concelho “tem todas as condições para, mais facilmente que outras regiões limítrofes de Lisboa, trazer pessoas e investimento”.

Manuel Afonso adiantou que há nomes “pensados” para liderar uma candidatura, frisando que os candidatos têm de “vir com voluntarismo e porque acreditam, e não para fazerem um favor”, e que se procurará uma “boa solução, que ponha Santarém no mapa”.

Neste fim-de-semana são eleitos os novos dirigentes das 21 concelhias do distrito de Santarém, estando a eleição para a Federação Distrital agendada para Março, com o deputado e até aqui presidente da concelhia de Tomar, Hugo Costa, a surgir como candidato à sucessão de António Gameiro.

Pela força da limitação de mandatos, o também deputado António Gameiro deixa a liderança da distrital, passando a presidir à concelhia de Ourém.

As concelhias socialistas do distrito passam a ser lideradas por Ricardo Aparício (Abrantes), Hugo Santarém (Alcanena), Gustavo Gaudêncio (Almeirim), Sónia Sanfona (Alpiarça), António Rabaça Ribeiro (Benavente), Pedro Nobre (Cartaxo), Cláudia Moreira (Chamusca), Isabel Costa (Constância), Nuno Azevedo (Coruche), Ricardo Antunes (Entroncamento), Bruno Gomes (Ferreira do Zêzere), José Vieira (Golegã), José Fernando Martins (Mação), António Gameiro (Ourém), Francisco Madelino (Salvaterra de Magos), Manuel Afonso (Santarém), Pedro Duque (Sardoal), Hugo Cristóvão (Tomar), Luís Silva (Torres Novas) e Fernando Freire (Vila Nova da Barquinha), sendo que em Rio Maior há duas candidaturas à eleição que decorre hoje, uma liderada por Vera Simões e outra por Miguel Paulo.

Leia também...

PDM de Tomar em discussão pública até 7 de Janeiro

A discussão pública da revisão do Plano Diretor Municipal de Tomar (PDM)…

Militares apoiam Proteção Civil em Constância

Duas equipas de militares, do Exército e da Marinha, estão no terreno…

Fogo no concelho de Tomar mobiliza mais de 200 operacionais e nove meios aéreos

Um incêndio que deflagrou na freguesia de Sabacheira, no concelho de Tomar,…
Foto de Arquivo

PSP e GNR intensificam fiscalização ao estado de emergência

A GNR e PSP vão intensificar a partir desta sexta-feira, 3 de…