Foto: CIMT
Foto: CIMT

O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos (PS), foi hoje eleito, por unanimidade, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, em Tomar, assumindo a liderança desta associação de 11 municípios.

De acordo com uma nota da CIM do Médio Tejo, com sede em Tomar, realizou-se a eleição do presidente, Manuel Jorge Valamatos, e dos dois vice-presidentes, Bruno Gomes (PS), presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, e Vasco Estrela (PSD), presidente da Câmara de Mação.

A eleição decorreu através da apresentação de uma lista única, que foi votada, por unanimidade, por “11 presidentes dos municípios do Médio Tejo”.

O novo presidente da CIM do Médio Tejo, citado na nota, reconheceu e agradeceu “o extraordinário trabalho realizado pela presidente Anabela Freitas, que ao longo dos últimos quatro anos nos liderou com notável competência e dedicação”.

A socialista Anabela Freitas renunciou em setembro à presidência da Câmara de Tomar para assumir funções na Entidade Turismo do Centro de Portugal.

“É com grande sentido de responsabilidade que assumo hoje a presidência da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, numa lista pluripartidária composta também pelos senhores presidentes das câmaras de Mação e de Ferreira do Zêzere, aos quais agradeço a disponibilidade e compromisso”, referiu Manuel Jorge Valamatos.

O novo presidente agradeceu “a confiança” em si depositada e considerou que “a votação reflete de forma inequívoca o espírito de união que existe nesta Comunidade Intermunicipal”.

“Hoje, e cada vez mais, a CIM Médio Tejo desempenha um papel fundamental na vida de toda esta região, desenvolvendo projetos e abraçando áreas de intervenção relevantes para a promoção e competitividade do nosso território”, afirmou Valamatos.

O responsável evidenciou a área da Saúde no Médio Tejo, dando conta da grande preocupação dos autarcas com as dificuldades que se registam ao nível da prestação de cuidados primários, avançando que a CIM está a providenciar uma audiência junto do ministro da Saúde.

O dirigente disse querer continuar a trabalhar por “uma Comunidade Intermunicipal ativa, competitiva, cooperante e solidária, onde as pessoas e a região são a prioridade”.

“Queremos que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo continue a ter uma voz no contexto nacional (…) preparada para enfrentar os desafios do futuro, capazes de promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável do nosso território”, concluiu.

Manuel Jorge Valamatos, de 58 anos, natural do Tramagal, concelho de Abrantes, é licenciado em Educação Física, e preside à Câmara de Abrantes desde fevereiro de 2019, tendo sido vice-presidente da CIM Médio Tejo nos últimos cinco anos.

Com uma área geográfica de 2.715 quilómetros quadrados, a CIM Médio Tejo integra os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha, com um total de 227.990 habitantes (censos 2011).

Leia também...

Golegã celebra centenário do nascimento de Manuel dos Santos

As comemorações do centenário do nascimento de Manuel dos Santos, ilustre goleganense…

Alcanena vai criar Lar Residencial para Pessoas com Deficiência

Foi assinado, no dia 27 de Julho de 2023, entre o Município…

Santarém celebra 876 da conquista de Dom Afonso Henriques aos mouros

A Câmara Municipal de Santarém assinalou os 876 anos a conquista de…

Coruche tem 10 milhões de euros investidos em obras pelo concelho

A Câmara de Coruche anunciou que concluiu este mês quatro empreitadas, tem…