O Santuário de Fátima vai receber esta manhã milhares de fiéis para as cerimónias finais da peregrinação aniversária de outubro, presididas pelo cardeal Américo Aguiar.

Esta peregrinação evoca a sexta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos e é a última grande peregrinação à Cova da Iria este ano.

As cerimónias tiveram início na noite de quinta-feira, tendo ficado marcadas pelo apelo de Américo Aguiar para que os peregrinos rezem pela paz, que falta à “malograda e querida Ucrânia e à terra de Jesus”.

“Quando falamos de Fátima, da mensagem de Fátima, falamos obrigatoriamente de paz. Infelizmente, a paz é dom que está a faltar à nossa malograda e querida Ucrânia, e está a faltar há dias à nossa querida terra de Jesus. Queremos pedir à Mãe do Céu, sem baixarmos os braços, o dom da paz para a terra de Jesus, para a Ucrânia e para todos os povos que vivem o flagelo da guerra”, afirmou o até agora bispo auxiliar de Lisboa.

A guerra é uma preocupação “de todos”, disse o nomeado bispo de Setúbal durante a homilia da celebração da palavra que se seguiu à procissão das velas no santuário da Cova da Iria, deixando a pergunta: “a quem faz jeito esta nova guerra, quem fica a ganhar com esta nova guerra, com este calendário, com esta coincidência?”.

Com mais de uma centena de grupos organizados de peregrinos, de mais de 30 países, a peregrinação, após a vigília desta madrugada, tem a partir das 07:00 a procissão eucarística, no recinto de oração, seguindo-se, duas horas depois, o terço na Capelinha das Aparições, a procissão, a missa internacional, a bênção dos doentes e a procissão do adeus.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…