O funeral do músico Fernando Maia Chã de Almeida está marcado para esta terça-feira, 14 de Abril, pelas 11h00, no Cemitério dos Capuchos, em Santarém.
As cerimónias fúnebres do músico decorrem limitadas à presença de 10 pessoas, face ao Estado de Emergência em vigor e à obrigatoriedade de confinamento.
Em comunicado, a direcção da Orquestra Típica Scalabitana perante a impossibilidade de se prestar uma homenagem física apela que “em seu lugar e dentro da crença, vontade ou disponibilidade de cada um, à hora da cerimónia poderemos meditar um pouco e recordar o nosso Amigo e uma reza que por certo nos confortará um pouco mais”.
Recorde-se que o músico escalabitano morreu este domingo, 12 de Abril, aos 75 anos de idade, vítima de peritonite. Estava internado há cerca de uma semana e não resistiu à doença.
Fernando Maia era um dos elementos mais antigos da Orquestra Típica Scalabitana, um velho guitarrista “para todo o serviço” e que tocou muito e em muitos locais e condições.
Nos anos 60 tocou nos “Ratos das Caves” e depois fez muitos anos parte do “Conjunto Figueira Padeiro”, para além de inúmeras intervenções avulso, com vários cantores, e também em almoços de grupos de amigos. Foi também professor de viola de muitos músicos de Santarém.