A U. Santarém venceu o Caldas por 1-0, em jogo a contar para a 8ª e antepenúltima jornada da Fase de Manutenção da Liga 3.
Já com a manutenção garantida, a equipa unionista entrou com algumas surpresas em campo, nomeadamente o facto de jogar sem um ponta-de-lança de raiz, remetendo Diogo Balau para o papel de falso avançado. Ricardo Apolinário, habitual titular no meio-campo, começou o encontro no banco.
O jogo pautou-se pelo grande equilíbrio entre as duas formações e, apesar de ter começado num ritmo acelerado, nenhuma das equipas conseguiu criar real perigo nos primeiros 20 minutos.
Apenas ao minuto 25 surgiu a primeira ocasião de golo, com Diogo Balau a rematar por cima à entrada da área. Respondeu 3 minutos depois o Caldas, mas o remate cruzado de Nuno Januário saiu fraco e à figura de Galil.
Aos 40 minutos, Bruno Ventura apareceu no interior da área e rematou de forma colocada, mas Wilson Soares defendeu sem dificuldade. Mesmo em cima do intervalo, o Caldas dispôs de uma grande ocasião para inaugurar o marcador através de uma transição rápida. Balelo deixou Jaime Simões para trás, mas no momento da finalização deixou a desejar, rematando para defesa fácil de Galil.
O intervalo chegava, sem surpresas, com um nulo no marcador.
O segundo tempo trouxe mais emoção e a U. Santarém entrou a todo o gás. Logo aos 51 minutos, Kauan executou um espetacular passe longo que lançou Balau nas costas da defensiva contrária. Wilson Soares hesitou na saída, permitindo a Balau passar pelo guardião adversário e encostar para o fundo das redes. Estava feito o 1-0.
A jogar em casa, a perder e a precisar de apenas um ponto para garantir a manutenção, esperava-se uma reação forte do Caldas, mas tal tardou a acontecer. Mérito também para a excelente coesão defensiva que a U. Santarém apresentou e tem apresentado nesta fase.
Aos 63 minutos, Rafa Pinto recuperou a bola em zona adiantada do terreno, trabalhando depois bem sobre dois defensores, mas o remate saiu à figura de Galil.
Nos últimos 15 minutos assistimos à esperada reação do Caldas. Aos 77 minutos, Luís Farinha quase fez explodir de alegria o Campo da Mata, ao rematar cruzado no “bico” da área, mas a bola saiu a rasar o poste. Apenas dois minutos depois, Júlio Sousa armou o pé esquerdo na zona da meia lua, aproveitando uma sobra de um pontapé de canto, mas o esférico saiu ligeiramente por cima. Por fim, já em período de compensação, num lance semelhante ao anteriormente descrito, Kevin também tentou a sua sorte de longe, mas a bola saiu novamente pouco por cima da baliza.
Vitória suada da U. Santarém (o empate seria o resultado mais justo), que consolida, deste modo, o segundo lugar da sua série, com 22 pontos. Apesar da derrota, o Caldas acabou por assegurar a manutenção, fruto da derrota do Oliveira do Hospital em Coimbra, diante a Académica.
Na próxima jornada, para já agendada para as 15H do feriado de 25 de abril, a U. Santarém irá receber os açorianos do SC Lusitânia, naquele que será o último jogo no Campo Chã das Padeiras esta época.